Da Redação
A cooperação mútua e o fortalecimento de relações internacionais estiveram na agenda do governador José Ivo Sartori, no último 5 de fevereiro. Além de estreitar relacionamento com consulados da Europa, o governo do Rio Grande do Sul também o quer fazer com consulados da América do Sul.
Sartori recebeu representantes diplomáticos de Portugal, Uruguai, Argentina, Chile e Espanha. As audiências ocorreram no Palácio Piratini e contaram com as presenças da primeira-dama, Maria Helena Sartori, dos secretários da Educação, Vieira da Cunha, da Cultura, Victor Hugo, e do Turismo, Esporte e Lazer, Gabriela Markus (em exercício), do secretário adjunto de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Ademir Baretta, e também do diretor de Turismo, Abdon Barretto Filho.
Na audiência com a vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adriana de Melo Ribeiro, a cultura foi tratada como forma de aproximação entre o Estado do Rio Grande do Sul e o país. Sobre esse tema, o governador Sartori destacou as manifestações culturais e religiosas dos gaúchos, como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que é um exemplo de sincretismo religioso.
O governador Sartori presenteou os representantes diplomáticos com um exemplar do livro Rio Grande do Sul – O Solo e o Homem, com fotos de Eurico Salis e texto de Renato Dalto. A obra faz um registro dos costumes mantidos pelos imigrantes de diversas etnias e também da diversidade das paisagens gaúchas.
Para a cônsul-geral do Uruguai, Karla Beszkidnyak, o estreitamento de relações entre o país e o Rio Grande do Sul deve ser feito em todos os níveis de governo e em diversas áreas, como educação, saúde, turismo, segurança e cooperação jurídica. A realização da Semana Cultural do Uruguai, o fortalecimento do comércio, os territórios de fronteira e a construção da segunda ponte entre as cidades de Jaguarão e Rio Branco estiveram entre os assuntos tratados pelo governador e a cônsul.
O cônsul-geral da Argentina, Carlos César García Baltar, afirmou que fortalecer a relação com o Rio Grande do Sul é importante para o país, pois o Estado é um parceiro estratégico, especialmente na área comercial.
O diplomata chileno expôs que o Chile tem interesse em estabelecer um protocolo de cooperação com o Estado, em diferentes áreas. Também relatou a preocupação do país com a implementação do corredor bioceânico entre os países do Mercosul e o Chile e ressaltou a importância do Estado nesse processo, por sua posição geopolítica.
No encontro com o cônsul-geral da Espanha, José Pablo Alzina de Aguilar, o governador destacou que o relacionamento do Rio Grande do Sul com os mais diferentes países pode contribuir para a boa convivência entre os povos. A segurança e a administração pública estiveram entre os temas tratados na audiência.