Rio: Casa dos Açores sobe ao palco e “arrasa” em peça teatral

Por Ígor Lopes

Teatro_CasaAcoresRJ

A alma do teatro “invadiu” a Casa dos Açores do Rio de Janeiro no último dia 10 de março, com a encenação da peça “A escolinha”, que ganhou vida através do talento dos componentes do grupo folclórico Padre Tomaz Borba, que, há pelo menos quatro anos, desafia a arte de representar. A apresentação arrancou muitos aplausos.

Em palco, os atores mostraram que não só dominam o folclore e a dança, mas que também sabem bem encanar o público com os mistérios da interpretação. Antes da exibição, houve um almoço de convício social e a apresentação oficial da Dama Jéssica Correia Baron que irá representar o Brasil nas Sanjoaninas 2013, nos Açores.

Ao Mundo Lusíada, Fernando Fagundes, presidente da Casa, disse que a escolha de Jéssica se deu por ela se enquadrar no perfil exigido pela comissão de festas das Sanjoaninas e que essa será uma grande oportunidade de aproximar essa jovem da sua descendência cultural.

“Foi uma grande ideia da comissão trazer princesas da diáspora, de açorianos e descendentes espalhados pelo mundo. A Jéssica é neta de açoriano. Nessa viagem, ela vai ter a oportunidade de conhecer a terra dos seus antepassados. Ela está muito orgulhosa”, afirma Fernando, que revela que o rancho da casa também foi convidado para participar das festividades, mas, como já esteve no arquipélago no ano passado, será difícil retornar agora, até mesmo porque seria complicado coincidir a agenda dos componentes”. Mesmo assim, Fernando Fagundes avalia que alguns casais do grupo podem ir aos Açores para participarem em outras atividades.

Canadá visita Casa

No dia 9 de março, a Casa dos Açores do Rio recebeu a visita do Orfeão Stella Maris de Toronto, Canadá. No Rio, o grupo participou de um almoço oferecido pela Diretoria da Casa, visitou a Catedral Metropolitana do Rio, o Forte de Copacabana, caminhou pelo famoso calçadão e teve direito a um jantar convívio à moda da ilha Terceira, na sede da Casa. O Coral Stella Maris está hospedado na Casa de Viseu, onde fará uma apresentação no dia 17 de março. No dia 10, o grupo se apresentou na festa da Casa do Benfica.

1 comentário em “Rio: Casa dos Açores sobe ao palco e “arrasa” em peça teatral”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *