Da Redação
Um brunch oferecido no Hotel Tivoli Oriente no Parque das Nações em Lisboa, reuniu no último dia 20 de janeiro, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia, Antonio Coradinho, e os diretores José Coimeiro, Manuel Rodrigues e Fernando Rios, além do empresário português João Costa Reis, para uma conversa sobre possíveis investimentos na Bahia.
Foram discutidas novas formas de intercâmbio empresarial e como aproveitar as enormes oportunidades de negócios que existem entre Portugal e a Bahia. Durante a estadia em Lisboa, Coradinho e Coimeiro receberam a visita do jornalista José Carlos Freitas, interessado em notícias sobre a Bahia e os detalhes sobre o jogo entre Portugal e Alemanha.
Prefeitura de Lisboa
O vereador responsável pelo assuntos institucionais da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Castro, recebeu em audiência no Palácio Sede o Presidente da Câmara e o seu diretor José Coimeiro. Na ocasião, o embaixador Antonio Santana Carlos estava presente, e foram discutidas formas de aproximação entre Salvador e Lisboa, foi sugerido um encontro entre os responsáveis municipais das duas cidades, visto que são cidade irmãs e com muitas afinidades arquitetônicas e culturais.
Segundo a Câmara, o ano de 2013 foi de grande atividade e de passos importantes nas relações comerciais entre a Bahia e Portugal. “Foram finalmente assinados alguns protocolos de intenções em Portugal, fruto do trabalho intenso da nossa primeira gestão. Mas até as intenções viraram realidade, o trabalho continua” divulga a instituição, citando ainda o ano da primeira década de vida da Câmara.
Em 2014 diversos eventos se destacam na programação, como o VI Encontro de Negócios Bahia Portugal em Outubro, além da “janela de oportunidades” que a presença da seleção portuguesa pode proporcionar à região durante a Copa 2014, e reunir empresários/torcedores portugueses com homólogos baianos para rodada de negócios estão no planejamento da Câmara Portuguesa.