Mundo Lusíada
Entre 10 e 13 de março, o Arquipélago da Madeira dá a largada para o Festival Rota das Estrelas 2018, evento da alta gastronomia mundial promovido em restaurantes estrelados de norte a sul de Portugal.
Localizado no luxuoso hotel The Cliff Bay, o reconhecido Il Gallo d’Oro foi o escolhido para a inauguração do festival, que está em sua nona edição e também chega até o Brasil neste ano.
Na primeira parada da rota, os três jantares de degustação serão preparados pelo chef anfitrião Benoît Sinthon, francês radicado na Ilha da Madeira.
O menu do Il Gallo d’Oro faz emergir o requinte da cozinha aromática, usando como inspiração as culinárias mediterrânea e ibérica e sempre dando destaque aos produtos frescos e ingredientes de alta qualidade. A experiência gastronômica ainda é enaltecida pela carta de vinhos.
O Rota das Estrelas contará com a participação de 11 chefs convidados, provenientes de Portugal e de outras partes do mundo, e que visitarão os restaurantes que recebem o festival, ao longo de 2018.
Entre eles está Kazuo Harada, premiado chef brasileiro que comanda o também estrelado restaurante Mee, situado no Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O festival passa ainda pelos restaurantes Gusto By Heinz Beck no Algarve, L’and em Montemor-o-Novo, Antiqvvm no Porto, Lab em Sintra, e Vila Joya no Algarve.
Depois de terras madeirenses, a capital carioca será o próximo destino do Rota das Estrelas, entre 24 e 28 de abril. Na ocasião, o anfitrião Kazuo Harada vai receber o chef Benoît Sinthon, do Il Gallo d’Oro.
O Festival Rota das Estrelas acontece exclusivamente em restaurantes galardoados com estrela no Guia Michelin. Desde 2010, o evento tem objetivo de elevar a alta gastronomia portuguesa. Anualmente, os chefs percorrem o país de Norte a Sul, com incursões já na Espanha e Brasil.
Saiba mais sobre um dos mais importantes festivais gastronômicos de Portugal pelo site www.rotadasestrelas.com.