Da Redação com EBC
Após semanas de incertezas, um grupo de brasileiros, ucranianos com familiares no Brasil, argentinos e um colombiano trazidos da Polônia em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram a Brasília em segurança nesta quinta-feira.
Além de 43 brasileiros repatriados, o grupo é formado por 19 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. Entre eles, há 14 crianças, oito cachorros e dois gatos de estimação. Após conseguirem cruzar a fronteira da Ucrânia com a Polônia, as pessoas se concentraram em Varsóvia, de onde foram resgatadas por duas aeronaves da FAB: um KC-390 Millennium e um jato Embraer Legacy.
#OperaçãoRepatriação Momento do pouso em Recife. pic.twitter.com/caXKLOgHvE
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 10, 2022
A maior parte das pessoas viajou a bordo do KC-390, que pousou na Base Aérea de Brasília perto de 12h30. No Legacy, viajaram uma grávida e duas famílias com crianças de colo, além do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que após sua passagem por Portugal seguiu para a Polônia, e coordenou as etapas finais da chamada Operação Repatriação. O Chanceler voltou com eles ao Brasil no KC-390 da Força Aérea.
Ao deixar os aviões, o grupo foi recepcionado pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro e pela primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ministros de Estado, parlamentares e oficiais militares também prestigiavam a cerimônia de recepção.
A capital federal foi o destino final de uma viagem de quase 12 horas que, a partir da capital polonesa, contou com rápidas escalas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Recife (PE), onde a aeronave pousou por volta das 6h30 de hoje, e permaneceu por cerca de três horas.
De Brasília, as pessoas poderão seguir para seus destinos finais com passagens cedidas por companhias aéreas, mas, antes, passarão por procedimentos administrativos e sanitários necessários para entrada no país.
Acaba de decolar o KC-390 Millennium da @fab_oficial, que resgatou quase 70 pessoas oriundas das zonas de conflito na #Ucrânia. O Ministro Carlos França acompanhou o embarque dos passageiros 🇧🇷. @DefesaGovBr @ABCGovBr pic.twitter.com/xHJg4ITxbZ
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) March 9, 2022
O KC-390 Millennium decolou dia 7, de Brasília, para cumprir missão de resgate mas também transportou 11,6 toneladas de donativos, por solicitação daquele país.
A ajuda humanitária enviada para Varsóvia contém 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia); 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma; dez toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições); e cinco kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.
“Essa missão é também a comprovação da característica de pronta-resposta da nossa Força Aérea. Desde o início, nós conseguimos disponibilizar esses dois aviões, além de outros se forem necessários, com características de chegarem a locais longínquos. Então, essa é mais uma missão real que comprovamos a utilização do poder aéreo na guerra e na paz”, declarou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.