Da Redação
Dias 27 a 29 de junho, acontece em São Paulo o 11º Congresso Internacional de Educação da LBV. Destinado a pesquisadores, profissionais da área, alunos e demais interessados, o evento aborda o tema “Avaliação: uma visão além do intelecto”, com a participação de renomados especialistas, contribuindo com o ensino qualificado e com o debate de se agregarem bons valores à formação intelectual dos estudantes.
O educador José Francisco de Almeida Pacheco (professor Pacheco) está entre os convidados. Um dos fundadores da Escola da Ponte, em Portugal, que possui um modelo diferenciado de ensino, ele é licenciado em Ciências da Educação e mestre em Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Realizou centenas de palestras e ministrou cursos e seminários em escolas, universidades, centros de formação de gestores e empresas, bem como no Ministério da Educação brasileiro (MEC).
Durante o evento, o professor Pacheco falará sobre suas experiências e fará uma análise de como são aplicadas as avaliações nas mais de cem escolas que acompanha em todo o Brasil. “Primeiro, é [necessário] distinguir o que é avaliação do que é classificação. São dois conceitos completamente diferentes. Depois, perceber que, para mudar a avaliação, tem que mudar toda a organização do trabalho de escola. A avaliação não muda se não mudar a organização do trabalho. (…) Hoje, já se olha menos para a avaliação punitiva e se tem mais em conta essa avaliação participada”, ressalta o educador português.
O congresso ainda conta a presença do dr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP); de Marco Antonio Ferraz, biólogo e pedagogo habilitado em Administração Escolar; de Eliana Maria Ormelezi, psicóloga da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara); de Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp); de Sérgio Behnken, membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT); e de Maria Suelí Periotto, supervisora da linha pedagógica da LBV.
Com mais de 60 anos de atuação no Brasil e no exterior, a LBV aplica em suas unidades a Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), integrantes da linha educacional criada pelo diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto. O diferencial dessa proposta está em preparar o educando para vivenciar a Espiritualidade Ecumênica, isto é, agindo segundo os valores éticos, ecumênicos e espirituais, somado ao ensino de qualidade.
Serviço
Evento: 11º Congresso Internacional de Educação da LBV.
Datas: 27 (das 18 às 22 horas), 28 e 29 de junho (das 9 às 17 horas).
Local: Instituto de Educação José de Paiva Netto em São Paulo/SP.
Endereços: Av. Rudge, 700, Bom Retiro.
Informações/inscrições: (11) 3225-4590 ou 3361-6078 e www.boavontade.com/congressodeeducacao.