Por Eulália Moreno
Com o relançamentos dos romances “Levantado do Chão” e “Memorial do Convento”, de José Saramago, toda a obra do escritor português, Nobel de Literatura, passa a estar disponível no Brasil.
O evento acontece dia 13, a partir das 19h30, na cidade de São Paulo, no SESC Consolação com a presença de Pilar del Rio, presidente da Fundação José Saramago.
Os escritores Mia Couto, Milton Hatoum e Andrea Del Fuego estarão presentes e farão a leitura de alguns trechos das obras agora relançadas pela Companhia das Letras.
Publicado em 1980, ”Levantado do Chão” apresenta a história dos Mau-Tempo, família de lavradores do Alentejo, desde o início do século XX até a década de 1970. Servem de pano de fundo para a trama as terríveis condições de trabalho no campo e suas diversas mudanças ao longo do tempo, graças à luta política de natureza antifascista.
Já “Memorial do Convento”, publicado pela primeira vez em 1982, traz uma história fictícia em um cenário real, a construção do Palácio Nacional de Mafra, também conhecido como Convento. O edifício foi erguido no início do século XVIII pelo monarca absolutista D. João V à custa de imensas quantidades de ouro e diamantes vindos do Brasil, além do sangue de milhares de operários. O romance apresenta o embate entre a dureza do individualismo e a delicadeza dos sonhos coletivos.
José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, morreu em 2010 em Espanha aos 87 anos de idade.
O acesso a esse evento será possível com a retirada de senhas, uma hora antes do início do evento.
SERVIÇO
Leituras de Saramago
Sesc Consolação – Teatro Anchieta
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque SAO PAULO
Duração: 120 minutos
Grátis – Distribuição de ingressos com 1 hora de antecedência