Da Redação
Com Lusa
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra lidera um consórcio de oito regiões da União Europeia que aposta na criação de ambientes de produção e consumo sustentáveis.
As diferentes regiões de Portugal, Grécia, Estônia, Hungria, Romênia, Espanha, Itália e Eslovênia que integram o projeto Rurban Food pretendem “incentivar a criação de uma rede de cidades comprometidas com a elaboração de planos alimentares que se estendam das áreas urbanas e periféricas por um corredor que facilite uma ligação urbano-rural”.
“Essa abordagem vai aumentar a criação de ambientes de produção e de consumo assentes numa base de sustentabilidade econômica, social e ambiental”, refere a CIM da Região de Coimbra em comunicado.
O projeto vai avançar na sequência da aprovação de uma candidatura ao programa europeu URBACT III, ao qual foram apresentadas 62 propostas que envolveram 525 parceiros de 29 países.
A primeira fase do Rurban Food, com a duração de seis meses, arranca em meados de setembro.
Programa de intercâmbio e aprendizagem que promove o desenvolvimento urbano sustentável, o URBACT reúne 550 cidades, 30 países e 7.000 interessados locais ativos.
Reunido em Alba Iulia, na Romênia, na terça-feira, o Comité de Acompanhamento do URBACT aprovou um total de 23 redes de planeamento de ação, incluindo a proposta portuguesa.
O URBACT é financiado conjuntamente pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pelos estados-membros.