Reflexão sobre o Natal

PresepioNatal_JoaoLuz

Prezados Leitores

Natal é um tempo lindo e especial para encontrar amigos, abrir o coração e partilhar nossos sentimentos de fé, esperança e amizade. Este é um momento de reflexão, de amor, doação, perdão, prece e misericórdia. É a oportunidade de pedirmos a proteção de Deus para nós, nossos familiares e amigos. A cada Natal, temos a oportunidade de nos reconciliarmos uns com os outros, mostrando nossa humildade diante do menino Deus que acaba de nascer.

Sabemos, todavia, que nem sempre as coisas acontecem assim. Somos bombardeados pela mídia apresentando ofertas de presentes, viagens, festas, tudo em sedutores pacotes para que fujamos da realidade que o mistério da data nos propõe. Há uma eterna correria atrás das compras, brindes, diversões e abundância de comidas, em geral mais sofisticadas. E as horas, indiferentes a tudo isso, vão desfilando suas badaladas anunciando que já acabou mais um Natal.

Entretanto, fica no coração dos que creem em Deus, um gostinho muito bom de uma comemoração vivida na fé, na esperança e na caridade. Cada um de nós tem sua parcela de cumplicidade na paz universal, levando a humanidade para as estradas feitas com pedras da renúncia, paciência e abnegação. Isso tudo é um belíssimo programa de vida que, em sendo praticado, pode gerar em nosso coração o forte desejo de viver sempre em plenitude. Podemos alcançar esta meta tendo a capacidade de esvaziamento de nossos esquemas mentais, exigência às vezes desencontrada, dando lugar a uma abertura que nos empurra para avanços consistentes podendo nos levar à confraternização universal.

Façamos de nossa casa um presépio vivo para acolher o menino Jesus que vem para ficar conosco e ser nosso melhor amigo.

Feliz Natal a todos com Deus no seu coração em todos os passeios.

Boa viagem!

 

Por João Aparecido da Luz
Escritor, advogado e cronista de viagem.
E-mail: [email protected]  site: www.familia.daluz.nom.br/autor  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *