Da Redação
O Conselho das Comunidades para a América Central e do Sul esteve reunido, no último mês de março, na cidade de Belém do Pará – Brasil, para a reunião ordinária do Conselho. O anfitrião foi o conselheiro das Comunidades Portuguesas Luiz Paulo Pina, foi quem recebeu os conselheiros do Brasil, Venezuela e Uruguai.
Os conselheiros estiveram reunidos por dois dias discutindo assuntos de interesse e relevantes às comunidades portuguesas. Na ocasião foram reeleitos, por unanimidade, os Conselheiros António Davide Santos da Graça para presidência do Conselho Regional e Luiz Paulo Pina para secretário. Aliás, a dupla segue nas funções desde 2016 quando assumiram o CCP. Luiz Paulo Pina destacou que o Conselho é atuante e muito unido.
“Como foi dito em nossa reunião, no conselho para América Central e do Sul não existe disputa interna, não temos preferências políticas. Nosso papel são as Comunidades Portuguesas, pois fomos eleitos por elas”. Pina destacou que a união é grande pilar do Conselho.
“A melhor definição deste conselho foi dita na reunião: Não somos apenas um Conselho. Somos uma família”. Durante a reunião houve a participação on-line da então Sra. Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Dra. Berta Nunes, e de forma presencial da Sra. Vice Cônsul de Portugal em Belém do Pará Dra. Maria Fernanda Gonçalves Pinheiro.
Além da reeleição ao cargo de Secretário do Conselho, Luiz Paulo Pina conquistou outra grande vitória no Brasil. Agora ele é Diretor Executivo da ADESG PARÁ – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, órgão vinculado ao Ministério da Defesa e ao Exército Brasileiro. A ADESG congrega os diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG) que foi fundada em 1951. Tem sede na cidade do Rio de Janeiro e delegacias em todas as capitais do país. Pina concluiu o CEPE – Curso de Estudos de Política e Estratégia em 2021 e já em 2022 foi convidado pelo Delegado da ADESG PARÁ – Dr. Mário Martins, para compor a Diretoria.
“É mais um desafio em minha vida. Estou pronto para, junto com o Delegado Dr. Mário Martins, avançar cada vez mais com a ADESG não somente no estado do Pará, mas para todo o Brasil”. Pina é o primeiro luso descendente a assumir a Diretoria Executiva da ADESG Pará e um dos mais jovens na função.