Reclamações sobre turismo aumentam 117% em Portugal, TAP lidera

Da Redação com Lusa

As queixas no setor de turismo na plataforma Reclamar da Deco/Proteste aumentaram 117,65% este ano, até terça-feira, sendo a TAP a mais referenciada, mas os setores mais reclamados foram as telecomunicações, bens de consumo e serviços financeiros.

O setor do turismo e lazer, com 20.773 registros na plataforma, surge em quarto lugar entre os que tiveram mais reclamações, mas é o que tem maior aumento, de 117,65% face a 2021.

Tal como no ano passado, a companhia aérea TAP surge como a mais referenciada nos contatos à plataforma Reclamar, diz a Deco/Proteste, havendo um pico de contatos no período de férias, motivados essencialmente por atrasos e cancelamentos de voos, ‘overbooking’ e perdas de bagagens.

No total, a plataforma registrou entre janeiro e até 27 deste mês 280.182 contatos, quando em 2021 tinha registrado 300.721 contatos.

As comunicações eletrônicas voltaram a ser o setor líder das reclamações, sendo falhas na cobertura, velocidade de internet inferior à contratada e penalizações por mudança de fornecedor as reclamações mais frequentes, entre outras razões.

“À semelhança de 2021, Meo, Nos e Vodafone lideram nas reclamações apresentadas, com um total de 37.885 contatos ao longo de todo o ano”, informa a Deco/Proteste, em comunicado divulgado.

A seguir às telecomunicações, que aumentaram 19,8% face a 2021, os bens de consumo registaram 36.971 casos na plataforma, mais 57,1% do que em 2021, principalmente devido a bens defeituosos e garantias, desconformidade entre o anunciado e a realidade ou dificuldades nas compras ‘online’.

No terceiro lugar dos mais reclamados surgem os serviços financeiros, com 31.985 contatos, mais 52,7% do que em 2021, sendo a principal razão das queixas os aumentos das comissões bancárias e a dificuldade de interpretação de cláusulas contratuais.

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