Reciclagem e hotelaria levam prefeito de Niterói a buscar investimentos em Lisboa

Por Igor Lopes

Luis Veiga, Sociedade Ponto Verde, Rodrigo Neves e Daniel Marques, secretario de Meio Ambiente de Niterói.
Luis Veiga, Sociedade Ponto Verde, Rodrigo Neves e Daniel Marques, secretario de Meio Ambiente de Niterói.

A possibilidade de atrair investimentos levou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a uma missão oficial a Lisboa, entre os dias 16 e 25 de abril. Dentre os temas tratados estiveram a melhoria da gestão de resíduos sólidos, a reciclagem e as oportunidades da rede hoteleira. Na capital portuguesa, Rodrigo conseguiu apoio de autarcas e do embaixador brasileiro em Portugal. Tudo em prol do desenvolvimento das áreas ambiental e turística na cidade.

Niterói foi apresentada realçando a sua “privilegiada localização geográfica”, tendo em atenção também o tamanho da sua indústria naval, a parceria na área turística com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e com o Comitê Olímpico Brasileiro. O processo de revitalização do Cento de Niterói, cujo início está previsto para este ano, também esteve em pauta, assim como o processo da extração de petróleo do Pré-Sal.

“Viemos mostrar que Niterói está num momento extraordinário e é uma oportunidade para investimentos. Após a Copa e as Olimpíadas, a capacidade hoteleira eventualmente instalada não ficará ociosa, já que o crescimento do pré-sal vai exigir hospedagem para milhares de funcionários das empresas que atuam nesse mercado. Portanto, a hora de investir é essa,” frisou Rodrigo Neves.

Tratamento de águas chama a atenção

O primeiro compromisso do prefeito foi na sede da empresa Águas de Portugal. Rodrigo foi recebido pelo presidente da companhia, Afonso Lobato de Faria, e pelo presidente da Comissão Executiva, José Salgado Zenha. Durante o encontro, o prefeito conheceu a forma de atuação do grupo e suas iniciativas para tratar água, esgoto e resíduos sólidos. Uma das novidades apresentadas foi o fato de a empresa lusitana tratar parte dos dejetos numa estação moderna, além desse material ser transformado em energia através do biogás e o do biodiesel. Já a parte orgânica vira adubo e é utilizado na agricultura.

Como resultado dessa visita, Rodrigo vai sugerir à Águas de Niterói, responsável pelo serviço de tratamento de águas e esgotos, que procurem a companhia portuguesa para conhecerem a metodologia adotada e implantar o mesmo sistema na estação de tratamento de Icaraí.

“Fiquei bem impressionado com a solução dada para a questão. Enveloparam toda a estação e construíram um jardim, que reduz significativamente o mau cheiro, embeleza a paisagem e promove a integração da estação ao ambiente”, comentou Rodrigo Neves.

Rede hoteleira é foco principal

Rodrigo Neves e presidente da Camara de Cascais Carlos Carreiras e seu vice Miguel Luz.
Rodrigo Neves e presidente da Camara de Cascais Carlos Carreiras e seu vice Miguel Luz.

Outra área abordada pelo governo de Niterói foi a turística. Rodrigo Neves se reuniu com representantes do grupo hoteleiro português Vila Galé para apresentar Niterói a possíveis investidores e mostrar o potencial da cidade. Durante um encontro com o diretor de operações da rede, Fernando Sá, o prefeito brasileiro mostrou os planos de revitalização do centro de Niterói, com o objetivo de atrair investimentos do grupo, que já opera unidades na Bahia, Ceará e que está construindo uma nova unidade no bairro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

“Em nossa apresentação ao grupo, ressaltamos a presença do Caminho Niemeyer, com obras já concluídas e o fato de Niterói ser a segunda cidade do país a ter mais obras deste famoso arquiteto. Além disso, frisamos que nos próximos anos Niterói vai se beneficiar dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Rio. Por conta disso, já assinamos, inclusive, acordos de cooperação com o prefeito Eduardo Paes nas áreas turística e de mobilidade”, afirmou Rodrigo Neves.

Ficou acertada a visita de um representante da empresa ao Brasil, em maio, a convite de Rodrigo Neves, para conhecer os incentivos do município ao setor para receber novos empreendimentos. O prefeito se reuniu ainda com José Roquette, diretor-geral da Rede Pestana de Hotéis.

Novos investimentos na cidade podem surgir ainda com a ajuda de Antônio Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que irá conversar com empresários para que invistam em Niterói. Outro nome de peso que garantiu apoio foi o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. O embaixador brasileiro em Lisboa, Mario Vilalva, também entrou na lista de suporte às ideias do prefeito niteroiense. O diplomata brasileiro mostrou-se “entusiasmado” com o projeto de revitalização apresentado por Rodrigo Neves.

Acordo prevê reciclagem

Em tom de despedida, e já no seu último dia na capital portuguesa, o prefeito niteroiense assinou um Termo de Cooperação com a Sociedade Ponto Verde, que é uma empresa privada responsável pelo recolhimento e tratamento de resíduos sólidos em todo o país. O acordo foi firmado com o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (ERSAR) daquele país, Jaime Melo Baptista.

Para Rodrigo Neves, a atuação da Sociedade Ponto Verde é um “ótimo exemplo de como a união entre governos, por meio de leis específicas, e a iniciativa privada podem caminhar juntos na solução dos problemas causados pelo lixo”.

A assessoria de imprensa da prefeitura brasileira informou ainda que, em 2013, Niterói poderá ser sede de um seminário para tratar desse tema, com participação de representantes da empresa Ponto Verde. O objetivo é encontrar um modelo a ser aplicado no estado do Rio, que também já assinou um acordo de cooperação com a empresa, e fazer de Niterói o ponto de partida para esta iniciativa.

“Niterói vai ser a primeira cidade em reciclagem no país. Queremos instalar aqui um projeto-piloto que, depois, poderá ser estendido a todo o estado do Rio”, diz Rodrigo Neves, que comenta que, para que o sistema funcione de forma adequada, “é preciso que toda a atuação desses órgãos ocorra de forma integrada. Não apenas em relação à distribuição de água, mas principalmente pela questão do tratamento dos resíduos sólidos”.

“Nosso objetivo é criar esse modelo em nossa cidade”, finaliza o prefeito de Niterói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *