Da Redação
A época em que acontecem as festividades de Natal e Ano Novo são ocasiões perfeitas para reunir pessoas especiais com o objetivo de comemorar as conquistas do ano que termina e celebrar o início de um novo ciclo.
As comemorações de final de ano envolvem muitas comidas típicas e, apesar da memória afetiva que o brasileiro tem com os pratos tradicionais da época, a frequência anual pode deixá-los previsíveis. Uma excelente alternativa para escapar do padrão é experimentar novas receitas com alimentos ricos em umami.
“O umami, quinto gosto básico do paladar humano, está presente nos alimentos ricos em glutamato, um aminoácido que aumenta a salivação e prolonga o sabor dos alimentos na boca”, afirma a chef do Comitê Umami, Lisiane Miura.
Completando os cinco gostos do paladar juntamente com doce, salgado, azedo e amargo, o umami pode ser encontrado em diversos alimentos do cotidiano, como tomate, carnes, peixes, cogumelos e queijos maturados.
A chef selecionou três receitas para fechar o ano com chave de ouro: um pernil de cordeiro com ratatouille, uma lasanha de abobrinha com tofu e um molho de framboesa para tender. Confira!
PERNIL DE CORDEIRO COM RATATOUILLE
Tempo de preparo: 2 horas e 30 minutos
Serve: 8 porções
Créditos: Comitê Umami
Ingredientes
Pernil
- 1,2 kg de pernil de cordeiro, desossado e sem gordura
- 1 colher (chá) de sal (5 g)
- meia colher (chá) de pimenta-do-reino moída (1,4 g)
- 2 dentes de alho espremidos (6 g)
- 1 colher (chá) de alecrim fresco picado (1,5 g)
- 1 colher (chá) de folhas de tomilho fresco (1,5 g)
- meia colher (sopa) de manjericão picado (5 g)
- 3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano (45 ml)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
- 1 cebola média picada (150 g)
- 4 colheres (sopa) de vinho branco seco (60 ml)
- 1 xícara (chá) de água (200 ml)
Ratatouille
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
- 1 cebola grande, cortada em quadrados (200 g)
- 2 dentes de alho espremidos (6 g)
- 1 tomate médio cortado em cubos (150 g)
- 1 berinjela média, em cubos (335 g)
- 1 abobrinha grande, em cubos (310 g)
- 1 colher (chá) de folhas de alecrim (0,5 g)
- meia colher (chá) de sal (2,5 g)
- 2 pitadas de pimenta-do-reino (0,5 g)
Modo de preparo
- Faça o pernil: em uma tigela grande, coloque a carne e tempere-a com o sal, a pimenta, o alho, o alecrim, o tomilho, o manjericão e o suco de limão. Amarre a carne com um pedaço de barbante para que fique no formato cilíndrico e o mesmo diâmetro em toda sua extensão. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto na geladeira por 1 hora.
- Em uma frigideira grande, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a carne e frite-a por 10 minutos, ou até dourar de todos os lados. Transfira para uma assadeira grande e reserve. Na mesma frigideira, coloque a cebola e refogue por 2 minutos, ou até murchar. Adicione o vinho e a água, e raspe o fundo da panela com uma colher ou espátula.
- Retire do fogo, regue a carne, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 1 hora, ou até que esteja cozida internamente.
- Enquanto isso, prepare o ratatouille: em uma panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e o alho e refogue por 2 minutos ou até a cebola ficar transparente. Adicione o tomate, a berinjela, a abobrinha e o alecrim, e deixe cozinhar, mexendo às vezes, por 5 minutos, ou até os legumes ficarem “al dente”. Tempere com o sal e a pimenta, e retire do fogo.
- Retire o pernil do forno e sirva acompanhado do molho da assadeira e do ratatouille.
LASANHA DE ABOBRINHA COM TOFU
Tempo de preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno)
Serve: 6 porções
Créditos: Comitê Umami
Ingredientes
Recheio:
- 2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja granulada (140 g)
- 2 colheres (chá) de sal (10 g)
- 3 xícaras (chá) de água (600 ml)
- 2 embalagens de polpa de tomate (1,040 kg)
- 2 abobrinhas médias cortadas em fatias finas, no sentido do comprimento (500 g)
- 300 g de massa de lasanha fresca pré-cozida
Creme de Tofu:
- 500 g de tofu cortado em cubos
- 1 colher (sopa) de suco de limão (15 ml)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
- 1 e meia colher (chá) de sal (7,5 g)
- 1 xícara (chá) de tomate-seco bem picado (150 g)
Modo de preparo
- Em uma panela grande, coloque a proteína de soja, o sal, 2 xícaras (chá) de água e a polpa de tomate, leve ao fogo alto, com a panela semitampada, por 8 minutos, ou até a proteína de soja hidratar. Retire do fogo e reserve.
- Em uma panela média, coloque a água restante e leve ao fogo alto até ferver, junte a abobrinha e deixe cozinhar, com a panela semitampada, por 5 minutos, ou até a abobrinha começar a murchar. Escorra e reserve.
- Enquanto isso, faça o creme de tofu: no copo do liquidificador, coloque o tofu, o suco de limão, o azeite e o sal, e bata em potência mínima até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture o tomate-seco.
- Montagem: em um refratário grande, faça camadas com o molho, a massa, a abobrinha e o creme de tofu. Cubra com papel-alumínio, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até aquecer bem.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Dicas:
- Se desejar, antes de levar a lasanha ao forno polvilhe queijo parmesão ralado sobre a superfície.
- Monte a lasanha logo após o cozimento da abobrinha para que ela não continue cozinhando e amoleça.
MOLHO DE FRAMBOESA PARA TENDER
Tempo de preparo: 15 minutos
Serve: 8 porções
Créditos: Comitê Umami
Ingredientes
- 300 g de framboesas
- 150 ml de vinho tinto seco
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30 ml)
- 1 cebola média ralada (150 g)
- 2 colheres (sopa) de mel (36 g)
- meia colher (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Modo de preparo
No copo do liquidificador, coloque a framboesa e o vinho tinto, e bata em velocidade média, até obter uma consistência homogênea. Reserve.
Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue por 1 minuto, ou até murchar. Acrescente a framboesa batida, o mel, o sal e a pimenta, e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo às vezes, por cerca de 10 minutos, ou até engrossar.
Retire do fogo e sirva com o tender previamente assado.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.