Por Renata Goulart de Carvalho Costa
O polvo a lagareiro é um prato bastante típico de Portugal. Este tipo de preparo (a lagareiro) é feito primeiro cozendo e depois grelhando o polvo (ou o bacalhau) em bastante azeite. Daí o nome: Lagareiro é como se designa o dono de um lagar, que é o local onde se prensa a azeitona pra fazer o azeite.
Cozinhar polvo pode ser um desafio. Pois, muitas vezes acontece dele ficar duro ou borrachudo. Depois de muito pesquisar, encontrei inúmeras dicas para que ele ficasse tenro. Uma delas é a de que ao congelar o polvo suas fibras se partem e, portanto, não tem risco dele ficar duro. Sendo assim, resolvi comprar os tentáculos de polvo já congelados e os cozinhei na panela de pressão. Deu certo! Meu polvo ficou super macio.
Ingredientes:
- 500 gr de tentáculos de polvo congelado
- 1 cebola sem casca
- batatas bolinha (eu não pesei, mas tinha umas 15 batatinhas. E essas eram bem pequenininhas mesmo)
- 1 cabeça de alho
- 300 ml de azeite
- 8 dentes de alho
- 1 folha de louro
Modo de Preparo:
Descongele os tentáculos do polvo conforme as instruções da embalagem, lave-os e coloque-os juntamente com a cebola inteira na panela de pressão com água o suficiente para cobrí-los, deixe na pressão por 15 minutos. Após, retire os tentáculos com a ajuda de uma escumadeira, parta-os em pedaços menores e reserve. Lave bem as batatas (não deve descascá-las) e cozinhe-as na água sal até ficarem macias.
Coloque o polvo e as batatas num refratário, juntamente com a cabeça de alho partida ao meio.
Leve ao fogo, numa panelinha, o azeite, a folha de louro e os dentes de alho amassados. Quando a azeite estiver bem quente, derrame por cima do polvo, das batatas e da cabeça de alho. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até o alho ficar douradinho. Sirva em seguida.
Acreditem, fica divino (ou divinal, como dizem os portugueses)!
Ah, sim. Uma saladinha verde pra acompanhar e um bom vinho branco, claro!
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente no Mundo Lusíada Online.