Por Renata Goulart
As lulas, como vários outros frutos do mar, são bastante consumidas em Portugal. E pra mim, assim empanadas e fritinhas, são como ficam melhores.
Fiz essas lulas para acompanhar um arroz de tomate, mas também vão muito bem como um aperitivo, junto com uma cerveja ou um vinhozinho, conforme a sua preferência.
Ingredientes:
- 400 gr de anéis de lula congelados
- sal e pimenta a gosto
- suco de meio limão
- 2 ovos
- 1 xícara e 1/4 de farinha de trigo
- 2 colheres (de sopa) de óleo
- 1/2 xícara de cerveja
- 1 colher (de chá) de fermento em pó
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
Descongele os anéis de lula conforme instruções na embalagem. Coloque as lulas em água fervente durante 1 minuto. Após, retire as lulas da água e tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão e deixe marinando na geladeira por uma hora.
Bata com a batedeira os ovos, a farinha de trigo e o óleo até obter uma mistura homogênea. Incorpore, então, a cerveja, aos poucos. Junte o fermento por último e bata mais um pouco até ficar bem misturado. Deixe esse creme repousar por uma hora.
Na hora de fritar, passe os anéis de lula no creme e frite em imersão de óleo bem quente. Quando ficarem douradinhas, retire com a ajuda de um escumadeira e coloque em papel absorvente. Sirva a seguir.
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.