Por Renata Goulart
Eu tinha umas lascas de bacalhau já dessalgadas no freezer e resolvi fazer uma receita de um livro que ganhei, recentemente, intitulado Cozinha do Minho. O Minho é uma região situada no Norte de Portugal, predominantemente rural e com uma paisagem de tirar o folego, com magníficas condições naturais, proporcionadas pelos rios Minho e Lima e montes verdes a perder de vista. Essa também é a região do famoso vinho verde.
Na verdade já estava querendo fazer esse prato há muito tempo, já que ele parecia bem fácil e delicioso e, olha, não decepcionou não! Aprovadíssimo!!! Taí mais uma receita simples e que impressiona.
Esse risoto fica ainda mais cremoso que os demais, uma vez que o arroz e o bacalhau são cozidos no leite. Eu não segui a receita do livro a risca, pois a receita original pede que se utilize o leite e caldo de peixe, mas como eu não tinha o caldo de peixe, resolvi cozer somente no leite mesmo. Eu também não tinha o vinho branco pra refrescar o arroz.
O arroz – Eu utilizei o arroz carolino, que é o arroz típico de Portugal. Mas vocês também podem usar outros arrozes próprios para risoto, como o Carnaroli ou Arborio.
A Receita – Serve 4 pessoas
Ingredientes:
- 600gr de bacalhau dessalgado (aproximadamente)
- 1,5 de leite
- 1/2 cebola finamente fatiada
- 3 dentes de alho amassados
- 4 colheres(de sopa) de azeite
- 3 xícaras de arroz
- Sal e pimenta do reino branca a gosto
- Salsinha picada e pimenta rosa em grãos para decorar
Modo de Preparo:
Leve o bacalhau ao fogo juntamente com o leite, quando ferver desligue o fogo. Coe o leite e reserve. Desfie o bacalhau em lascas e também reserve.
Refogue a cebola no azeite até que fique murcha, junte o alho e refogue mais um pouco sem deixar queimá-lo. Junte, então, as lascas de bacalhau e o arroz.
Depois, acrescente o leite aos poucos, até cobrir o arroz. Conforme o leite for secando, vá adicionando mais, sempre mexendo. Até que o risoto fique no ponto: cremoso e al dente. Tempere com o sal e a pimenta do reino banca.
Decore com a salsinha e a pimenta rosa e sirva imediatamente.
Eu servi em potinhos individuais, tipo menu degustação. Ficou super charmoso!
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.