Por Renata Goulart
Polvo ao vinagrete é uma salada facílima de fazer. E, na minha opinião, receitas fáceis são sempre bem-vindas, não é?!
Lá em Portugal, eles chamam, simplesmente, de salada de polvo. E é possível que você encontre outros ingredientes, como picles e coentro (que eles adoram colocar na comida).
Fiz o meu polvo a vinagrete pra ser servido como um aperitivo, na torradinha e, por isso, piquei o polvo pequenininho. Mas você também pode fazer como um acompanhamento ou como uma entrada. E, nesse caso, pode deixar os pedaços de polvo maiores.
Ingredientes:
- 500gr (aproximadamente) de polvo congelado
- 1 cebola inteira sem casca
- 1 cebola roxa pequena picada
- 1/2 pimentão amarelo picado (pode ser o vermelho também)
- azeite a gosto
- vinagre balsâmico a gosto
- cebolinha a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Eu expliquei como cozinhar o polvo nesse post. Mas vou explicar rapidinho novamente. Descongele o polvo, conforme instruções na embalagem. Lave-o e leve ao fogo, juntamente com a cebola inteira, na panela de pressão com água o suficiente para cobrí-lo. Após pegar pressão, espere 15 minutos. Retire o polvo da panela, espere esfriar e pique-o no tamanho desejado (dependendo se servirá como aperitivo ou entrada ou até como prato principal). Numa tigela, misture o polvo, a cebola roxa, o pimentão e a cebolinha e vá adicionando o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta aos poucos, provando sempre, até que fique a seu gosto. Deixe na geladeira até a hora de servir.
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.