Por Renata Goulart
No último post eu contei um pouco da minha experiência com um menu português que experimentei na Costa do Sauípe-Bahia. Um dos pratos servidos foi o Polvo Açores. Antes de preparar esse prato aqui na minha casa eu fiz várias pesquisas sobre a forma de confecção do mesmo. Existem algumas variações. Inclusive na Bahia, ele foi acrescido de alguns temperos que não existem na receita original, como os pimentões. Mas como um dos objetivos do blog é esse mesmo – adaptar as receitas portuguesas à culinária portuguesa – achei interessante publicar essa versão meio baiana do polvo a moda dos Açores. Estou dando essa explicação porque vai que aparece um açoriano por aqui e puxa minha orelha, né?! hahahaha. De forma que os pimentões são opcionais, ok?!
Falando brevemente sobre a região: os Açores são, na verdade, um arquipélago (composto por 9 ilhas) em uma região autônoma de Portugal. São conhecidos por sua beleza natural, patrimônio e observação de baleias. Infelizmente, ainda não tive o prazer de conhecer, mas, com certeza, está na minha top list.
Agora continuando com a nossa receita. Nesse prato, tradicionalmente, utiliza-se batatas cortadas em cubos que devem ser cozidas juntamente com o polvo. Eu optei por não utilizar as batatas, já que o meu polvo seria servido com um espaguete. (Olha eu alterando a receita novamente!) Eu já falei sobre como cozinhar polvo nesse post. Na receita de hoje, eu reduzi o tempo do polvo na panela de pressão, porque ele ainda vai cozinhar com os temperos.
Essa receita serve 2 pessoas.
Ingredientes:
- 700gr de tentáculos de polvo congelados
- 400ml de água
- 3 colheres (de sopa) de azeite
- 1/2 cebola roxa cortada grosseiramente
- 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos
- 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
- 1/2 xícara de vinho tinto
- sal a gosto
- uma pitada de pimenta malagueta em pó (opcional)
- salsa a gosto
Modo de Preparo:
Coloque o polvo e a água para cozinhar na panela de pressão por oito minutos. Após, corte o polvo em cubos grandes e reserve. Reserve também a água do cozimento.
Numa panela coloque o azeite e a cebola e leve ao fogo para refogar. Quando a cebola murchar, acrescente os pimentões e o tomate e, por último, o alho. Deixe refogar mais um pouco e adicione o molho de tomate e o vinho. Acrescente, então, aos poucos a água onde cozeu o polvo anteriormente. (Se quiser batatas junto com seu polvo, essa é a hora de adicioná-las). Adicione o sal e a pimenta.
Quando os pimentões (e/ou as batatas) estiverem macios, acrescente o polvo. Acerte o sal e a pimenta. Deixe no fogo por mais 5 minutos e pronto. Eu servi por cima de um espaguete. Ficou muito bom!
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.