Por Renata Goulart
Essa sobremesa faz jus ao nome. Parece vinda do céu de tão deliciosa! Acho que é meu doce português preferido. O preparo não leva muito tempo e, quem tem o mínimo de intimidade com a cozinha, é capaz de realizar.
No último post eu falei sobre o doce de ovos que eu preparei justamente para compor minhas natas do céu.
Ingredientes:
– 1 xícara de água
– 1 xícara de açúcar
– 10 gemas
– 300ml de creme de leite fresco
– 5 claras
– 2 colheres (de sopa) de açúcar
– 1/2 pacote de biscoito maisena triturado
Modo de preparo:
Primeiro prepare o doce de ovos da seguinte forma: Misture a xícara de água e do açúcar numa panelinha, dissolvendo bem o açúcar, pois depois que a calda vai para o fogo não pode mais mexer. Depois que abrir fervura espere aproximadamente 10 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio, que se verifica da seguinte forma: mergulhe a ponta de uma colher na calda e levante, se entre uma gota e outra se formar um fio fino, você atingiu o ponto desejado. Apague o fogo e espere cerca de 10 minutos para que a calda esfrie um pouco. Misture, então, as gemas, aos poucos, mexendo sempre vigorosamente. Leve a panela ao fogo novamente, mexendo sempre. Quando começar a engrossar, apague o fogo. Reserve.
Bata as claras em neve e reserve. Bata o creme de leite fresco até formar o chantilly, adicione as duas colheres de açúcar e misture mais um pouco. Incorpore, então as claras em neve ao chantilly delicadamente.
Triture o biscoito maisena no liquidificador. Reserve.
Montagem:
Coloque num refratário ou em pequenas taças um pouco do biscoito triturado, depois o creme de chantilly e, por último, o doce de ovos. Se quiser, decores com mais um pouco do biscoito. Leve a geladeira por, pelo menos, 4 horas ou até a hora de servir.
Eu servi minhas natas do céu em verrines (pequenos copinhos). A apresentação ficou bem bacana!
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online