Por Renata Goulart
O doce de ovos é bem versátil. Serve para compor várias outras sobremesas, recheio de bolos e tortas, pra acompanhar um pudim de claras ou até pra comer assim, puro mesmo. Eu adoro! Eu sei que a quantidade de gemas pode intimidar à primeira vista (especialmente os brasileiros), mas vale a pena experimentar. Ah, quer um segredo pra tirar o cheiro de ovo das suas receitas? Clica aqui! Também dá pra transformar esse doce de ovos numa baba de moça.
Eu juro que é fácil! O truque é acertar o ponto da calda de açúcar.
Ingredientes:
- 1 xícara de água
- 1 xícara de açúcar
- 10 gemas
Modo de Preparo:
Misture a água e o açúcar numa panelinha, dissolvendo bem o açúcar, pois depois que a calda vai para o fogo não pode mais mexer. Depois que abrir fervura espere aproximadamente 10 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio, que se verifica da seguinte forma: mergulhe a ponta de uma colher na calda e levante, se entre uma gota e outra se formar um fio fino, você atingiu o ponto desejado. Apague o fogo e espere cerca de 10 minutos para que a calda esfrie um pouco. Misture, então, as gemas, aos poucos, mexendo sempre vigorosamente. Leve a panela ao fogo novamente, mexendo sempre. Quando começar a engrossar, apague o fogo. Espere esfriar e guarde num recipiente na geladeira até o momento de servir ou usar.
Dica: As claras que sobrarem dessa receita podem ser usadas para o pudim de claras ou para as natas do céu, que foi exatamente o que fiz. Mas isso fica para o próximo post!
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.