Por Renata Goulart
A brandade de bacalhau, na verdade, é um prato de origem francesa, da região da Provence. Só que a versão portuguesa leva batatas (claro!). Sabe como é, né?! Só pra dar mais sustância!!!
É uma delícia e pode ser servida fria como petisco ou quente como entrada.
Ingredientes:
- 300gr de bacalhau dessalgado
- 200gr de batata
- 1 colher (de sobremesa) de manteiga
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes alho amassado
- 100ml de creme de leite
- salsinha (opcional)
Modo de Preparo:
Cozinhe o bacalhau por cerca de 5 minutos, desfie-o e reserve.
Cozinhe as batatas, na água onde cozeu o bacalhau, até ficarem macias, amasse-as, adicione a manteiga e misture até formar um purê. Reserve.
Leve ao fogo para refogar o azeite, a cebola e o alho. Quando o alho começar a dourar, adicione o bacalhau, deixe refogar mais um pouco e junte o creme de leite. Apague o fogo e junte o purê de batatas incorporando bem todos os ingredientes até formar uma pasta. Sirva com torradinhas ou, para inovar, recheie canudinhos folhados (daqueles que a gente já compra pronto). Fica um charme numa mesa de finger food. Na hora de servir, adicione um fio de azeite e salsinha picada.
Agora, outra forma de servir é como uma entrada quente. Para isso, basta colocar a brandade num ramequim ou numa travessa maior, adicionar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar. Também fica uma maravilha!
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.