Por Renata Goulart
As amêndoas são super apreciadas e utilizadas na gastronomia portuguesa, não só em doces, mas em salgados também. E eu adoro! Essa receita é simples e leve, pois leva pouca farinha de trigo. Cai super bem com um café ou chá da tarde. Que tal?
Receita
Na verdade meu Bolo de Amêndoas virou vários pequenos bolinhos, pois fiz essa receita com forminhas de 5cm de diâmetro. Rendeu 25 bolinhos. Mas também dá pra fazer numa forma grande de 25cm de diâmetro.
Ingredientes:
- 200gr de amêndoas processadas sem pele
- 1 xícara de açúcar
- 125gr de manteiga sem sal (ou margarina) derretida
- 2 ovos
- 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (de chá) de canela em pó
- 2 colheres (de sopa) de rum ou 1 colher (de chá) de essência de amêndoas
Observações sobre os ingredientes: 1) Eu triturei as amêndoas no liquidificador mesmo. Não precisa fazer uma farinha fina, pode triturar grosseiramente. 2) Como eu já havia falado em um post anterior, caso vá utilizar a margarina, deve ser aquelas que vem em tabletes, própria para forno e fogão e que contenha, pelo menos, 70% de lipídios. 3) Os ovos devem ser do tipo extra, ou seja, devem ter, no mínimo, 60gr. cada.
Modo de preparo:
Misture a manteiga quente com o açúcar. Junte os ovos, misturando delicadamente. Acrescente a farinha de trigo, as amêndoas, a canela e o rum ou a essência de amêndoas. Coloque numa forma (ou forminhas) de fundo falso, untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até que esteja cozido por dentro e dourado por cima. No meu forno levou 35 minutos. Depois de desenformado, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.