Por Renata Goulart
Prato típico da culinária portuguesa, o Bacalhau a Zé do Pipo tem esse nome por ter sido criado por um dono de um tradicional restaurante da cidade do Porto, José Valentim, cujo apelido era… Zé do Pipo.
A base dessa receita, além do próprio bacalhau, é o purê de batatas e a maionese. Mas vocês vão ver que nessa versão eu acrescentei fatias de presunto, já que experimentei um bacalhau a Zé do Pipo assim num restaurante em Portugal. Mas o presunto é opcional. Outro “detalhe” que acrescentei foi a pimenta biquinho, que é uma pimenta brasileira bem delicada, não é ardida. Além de ter deixado o prato mais bonito, combinou super bem.
A receita
Essa receita serve (bem) 2 pessoas.
Ingredientes:
- 2 lombos de bacalhau
- leite q.b.
- 500gr de batata
- 1/2 xícara de azeite
- 1 cebola finamente fatiada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (de sopa) de manteiga
- 2 colheres (de sopa) de maionese
- 2 fatias de presunto
- pimenta biquinho
- sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Após dessalgar o bacalhau, cozinhe-o no leite por cerca de 10 minutos ou até que fique macio. Utilize leite o suficiente para cobrir as postas de bacalhau. Após, retire os lombos, coe e reserve o leite.
Cozinhe as batas e faça um purê, adicionando a manteiga e um pouco do leite que foi usado para cozinhar o bacalhau.
Refogue a cebola e o alho no azeite. Reserve.
Em um refratário, coloque os lombos de bacalhau, espalhe o refogado por cima, depois as fatias de presunto e, por ultimo, a maionese. E, em volta dos lombos, coloque o purê.
Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Depois de gratinado, decore com a pimenta biquinho.
Espero que gostem!
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.