Por Renata Goulart
Coentro é uma erva aromática bastante utilizada na culinária portuguesa. Eu, particularmente, adoro! Mas sei que é um tempero polêmico. No melhor estilo ame ou odeie! Na minha opinião deve ser usado com moderação, pois, por ter um sabor muito marcante, pode acabar “roubando” todo o paladar do prato.
Esse azeite de coentros fica suave e pode agradar até quem não goste tanto assim dele. Sugiro experimentar!
É facinho de fazer. Vai bem com salada ou com aquele bacalhau assado no forno. E também acho lindo levar de presente naquele jantarzinho que você foi convidado. Isso, claro, se você souber que seu anfitrião ou anfitriã gosta de coentros, né?!
O preparo não poderia ser mais fácil:
Lave e enxugue bem as folhas de coentro. Coloque dentro de um galheteiro ou qualquer recipiente de vidro e cubra com azeite. Pronto!
Uma outra forma de preparo, é batendo as folhas e o azeite no liquidificador até obter uma textura homogênea. Nesse caso, o sabor do coentro já fica bem mais marcante.
Essa também é uma excelente forma de conservar ervas aromáticas.
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.