Por Renata Goulart
Se você estiver em Portugal e quiser experimentar o melhor arroz de tomate de lá, eu indico o Restaurante O Manjar do Marques, que fica na cidade de Pombal. O arroz deles realmente é maravilhoso, assim como os acompanhamentos. Vale a pena!
Mas se você, assim como eu, não estiver em Portugal, pode tentar reproduzi-lo aqui mesmo.
Vocês vão ver que essa receita é bem fácil de fazer e ainda dá pra mudar a cara do arroz de todo dia. Essa receita serve 4 pessoas.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite;
1 cebola roxa ralada;
2 dentes de alho picados;
4 tomates bem maduros picados sem pele e sem sementes;
1 pedaço pequeno de pimentão vermelho;
½ xícara de vinho branco seco;
2 colheres (de sopa) de passata ou extrato de tomate;
3 xícaras de arroz tipo agulhinha;
1,5l de caldo de legumes caseiro ou industrializado;
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite, após acrescente os tomates, o pimentão e refogue mais um pouco. Junte o arroz, acrescente o vinho e mexa até que evapore. Junte, então, a passata ou extrato de tomate e misture bem. Junte o caldo de legumes fervente e acerte o sal e a pimenta. Deixe ferver até o arroz ficar cozido. Sirva em seguida ainda bem quente.
Fiz esse arroz para acompanhar umas lulas empanadas. Mas ele também vai muito bem com um peixinho frito ou até uma carne assada.
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.