Da Redação
Na tarde de quarta-feira, o Museu Imperial do Rio de Janeiro, unidade do Instituto Brasileiro de Museus, realizou o lançamento do livro: “D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades”.
O evento, realizado no Real Gabinete Português de Leitura no RJ, contou com a presença de funcionários, colaboradores e convidados do Museu Imperial, dentre eles, D. Cristina de Orleans e Bragança, D. Francisco de Orleans e Bragança, D. Manuel de Orleans e Bragança e membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
Compuseram a mesa Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal, Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura, Victorino Coutinho Chermont de Miranda, presidente do IHGB, Vera Lucia Cabana de Andrade, coordenadora ad hoc da Comissão de Estudo e Pesquisas do IHGB, Arno Wehling, palestrante e um dos autores do livro, e D. Manuel de Orleans e Bragança, convidado à mesa pelo diretor do Museu Imperial.
Maurício Ferreira Vicente Júnior destacou que todo o processo de idealização e produção do livro foi desenvolvido pela equipe do Museu Imperial. O projeto gráfico foi executado por George Milek, que dividiu a fotografia e edição de imagens com Luis Azevedo; revisão textual e copidesque por Dayane Araujo da Silva; apoio técnico por Fabiano Cataldo de Azevedo; Jéssica Maria Costa de Araujo; Marcio Cardoso Miquelino Filho e Mario Piermatei Martins. Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas, historiadora e pesquisadora da Área de Pesquisa, e Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, são os organizadores e autores.
Também ressaltou a relevância da publicação, que apresenta as memórias do imperador Pedro II através de fotografias, diários, transcrições e traduções sobre suas viagens ao exterior, assim como as relações internacionais e os novos conhecimentos que estabeleceu ao longo de seus périplos, além das preciosas contribuições dos autores: Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas, Maurício Vicente Ferreira Júnior, dos pesquisadores portugueses Isabel Corrêa da Silva e Jorge Alves, e os brasileiros Danielle Ribeiro de Castro-Mansano, Arno Wehling, Fabiano Cataldo e Frederico Ferreira sobre a temática.
Após a cerimônia de abertura, o público assistiu à Conferência: “D. Pedro II e Portugal: vínculos, aproximações e a questão dos direitos e da cidadania”, proferida pelo Prof. Dr. Arno Wehling, um dos autores da publicação. Em seguida, Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas e Maurício Vicente Ferreira Júnior realizaram uma sessão de autógrafos para os convidados.
Na ocasião, também foi apresentada a marca do Bicentenário do nascimento de D. Pedro de Alcântara, D. Pedro II do Brasil, que acompanhará todas as ações do Museu Imperial até o final de 2025.
O livro D. Pedro II e Portugal: memória, representações e sociabilidades, que recebeu o apoio da Embaixada de Portugal em Brasília e do Instituto Camões, foi produzido com base nos documentos relativos às viagens de D. Pedro II, com destaque para os diários das viagens ao território português, e está disponível para venda na loja do Museu Imperial.