Por Vanessa Sene
Em 07 de dezembro, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello marcou seus 26 anos de fundação com uma grandiosa festa no salão da Basílica do Carmo, centro de São Paulo. Com a casa lotada, os folcloristas fizeram uma bela apresentação e receberam também como convidado um dos ranchos mais antigos de São Paulo, o Rancho Folclórico Verde Gaio de Santos, também muito aplaudido em sua apresentação.
Durante o evento, o diretor do PHM divulgou ao público o troféu recebido pelo Rancho Folclórico Neveiros do Coentral, de Portugal, que já estive no Brasil por duas vezes. “É um rancho que tem uma amizade e uma irmandade com o R.F. Pedro Homem de Mello. Quando o presidente veio ao Brasil, deixou um troféu em homenagem ao PHM pelos 26 anos e também para lembrarmos dos 50 anos deles” disse ao Mundo Lusíada Justiniano Macedo.
Também de Portugal, o Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga homenageou o diretor do PHM quando da sua visita lá em Santo Tirso, e ainda enviaram um troféu para lembrar da amizade. “O nosso rancho já foi cinco vezes a Portugal, e toda vez esse rancho recebe o PHM em Portugal. É uma integração muito grande que nós temos com eles, não só aqui no Brasil como lá” diz Justiniano citando que o rancho é reconhecido em terras lusas. “Quando o rancho PHM foi a primeira vez a Portugal quem foi no aeroporto nos buscar foi o Rancho de Santa Maria da Reguenga com o seu ônibus próprio, as meninas inclusive receberam todas uma rosa ao chegar ao aeroporto Sá Carneiro no Porto”.
Em um ano muito positivo, 2014 ficou marcado pela mudança no repertório do PHM, antes dançando o Minho Litoral, passaram a dançar o que se chama no folclore de Minho Interior. “É a parte dos Arcos, Ponte de Lima, Ponte da Barca, e vai até Braga. É uma parte muito grande do Minho que não era dançada nem divulgada por nenhum rancho aqui em São Paulo e no Brasil. Fomos pesquisando, comprando trajes, criando raízes e há alguns meses conseguimos estrear essa nova parte do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello” afirma Justiniano.
Muito prestigiado em São Paulo, o PHM é famoso pela boa culinária e pelas tradições fielmente seguidas no folclore. “É um conceito, nós entendemos que devemos trabalhar assim. Cada um tem o livre arbítrio de fazer aquilo que acha melhor. Se é ou não é correto não cabe ao presidente de outro rancho apontar o dedo para ninguém. Nos preocupamos com aquilo que fazemos no Rancho PHM e enquanto eu estiver a frente quero sempre ter este conceito de saber aquilo que estou fazendo. É muito gostoso quando ouvimos que estamos respeitando as tradições como elas eram, e não é por mais palmas ou menos palmas que vamos deixar de fazer o que achamos correto”.
Finalizando, Justiniano citou que o ranho PHM está “um rancho jovem” e completo, o que significa um rancho “para muitos anos”.
Nesta tarde foram preparados cerca de 100 quilos de bacalhau. O almoço serviu além do bacalhau tradicional, o bacalhau de natas, arroz de Braga e diversos acompanhamentos.
“Sempre damos um jeitinho brasileiro para colocar todo mundo, nestes 26 anos nunca faltou comida por aqui. Apesar dos contratempos, estou sempre felicíssima, isso aqui é a minha vida” diz a diretora do PHM Fátima Macedo.