Da Redação
Um dos ranchos mais tradicionais de São Paulo, o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello anunciou no último dia 14 uma parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo, onde o rancho vai passar a realizar seus eventos, portando o local passa a ser sua nova sede.
Comandado pela família Macedo (nomeadamente Fátima, Justiniano e família) há 36 anos (desde 1988) o PHM se despediu do antigo local, Clube da Vila Maria, onde estava realizando seus eventos.
“O PHM hoje participou da Santa Missa, onde foi anunciada a nova sede do nosso Rancho: a Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo (@beloramovm). Nosso muito obrigado aos Padres Luiz e Glecimar e a toda comunidade que nos acolheram tão bem e com tanto carinho”, disse o Pedrão numa postagem na rede social.
Segundo a direção, a partir de agora deve retornar sua antiga festa “Quinta do Pedrão”, já com estréia marcada para dia 1º de junho próximo às 19h30 no novo espaço: Praça Dom Duarte Leopoldo, 46 – Vila Matilde. “Desejamos que este novo ciclo seja repleto de realizações, tanto para o Rancho, quanto a Paróquia”, declarou a presidência do Rancho Folclórico Pedro Homem Mello.
História –
Fundado em São Paulo em 27 de novembro de 1988, adotou o nome “Pedro Homem de Mello” para homenagear aquele que foi o maior folclorista de Portugal.
Inicialmente executou danças e canções de Norte a Sul de Portugal. A partir de 1989, passou também a usar diversos trajes de diversas regiões, de acordo com seu repertório.
Há cerca de 8 anos, o Rancho Folclórico optou por divulgar sobretudo o folclore do Distrito de Viana do Castelo, concretamente do Minho Litoral, visando fazer um estudo mais focado e detalhado e, desta forma, poder realizar um trabalho mais autêntico e mais próximo do original.
Foi 5 vezes a Portugal levando o folclore português e o samba brasileiro. Possui quatro trabalhos fonográficos gravados. No início de 2014, começou a vestir trajes e a apresentar também estilos do Minho Interior, nomeadamente Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, dando origem às diferentes formas como o folclore aparece, mesmo dentro de uma mesma região, no caso do Alto Minho.
Assim, sem prejudicar a originalidade do folclore puro, homenageia o nome do seu padroeiro e de Portugal.
O RF Pedro Homem de Mello obteve inúmeros troféus e distinções em eventos da Comunidade Portuguesa de São Paulo, como “Rainha do Folclore” e “Melhor Tocata”.
Parceria entre PHM e Paróquia resultou em doações para o Lar da Provedoria Portuguesa
O Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello anunciou no último dia 11 a entrega de doações para o Lar da Provedoria Portuguesa de São Paulo. A arrecadação foi possível após a parceria do PHM com a Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo, localizada na Vila Matilde.
“Gostaríamos de agradecer a esta parceria que vem rendendo bons frutos. Muito obrigado também à toda comunidade que nos auxiliou neste gesto concreto nesta época da quaresma, que Deus os abençoe!”, publicou a direção do PHM numa rede social.
Este tipo de campanha, que algumas casas regionais realizam, rendem muito material de higiene e limpeza, entre outros. “Todos que quiserem ajudar mais esta instituição, pedimos que entrem em contato conosco para maiores informações”, refere o PHM na postagem.
Saiba mais:
@larparaidososdaprovedoria
@beloramovm
@r.f.pedrohomemdemello
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por R. F. Pedro Homem de Mello (@r.f.pedrohomemdemello)