PS assinala 10 de Junho com conferência sobre o país e comunidades portuguesas

Da Redação
Com Lusa

O PS assinala na quarta-feira o Dia de Portugal com uma conferência digital com representantes das comunidades portuguesas e durante a qual será transmitida uma comunicação a cargo do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A conferência, intitulada “Portugal de hoje pelo olhar das comunidades portuguesas”, inicia-se pela 17:00, será encerrada pelo secretário-geral adjunto dos socialistas, José Luís Carneiro, e poderá ser acompanhada pela página do PS na rede social Facebook.

Estarão presentes portugueses residentes em França, Luxemburgo, Suíça, África do Sul, Brasil e Canadá, sendo o debate moderado pelos deputados socialistas eleitos pelos círculos da Europa, Paulo Pisco, e Fora da Europa, Paulo Porto.

Segundo o PS, os participantes “irão dar a sua visão sobre o Portugal de hoje, bem como a sua visão para o futuro do país”.

Pós pandemia

 O PS quer promover um debate alargado à sociedade civil em torno de 50 medidas “para debate intergeracional de fundo na sociedade portuguesa pós covid-19” que foram apresentadas ao partido pela comunidade Global Shapers.

O PS esteve nesta tarde reunido com a comunidade Global Shapers de Lisboa e a organização apresentou ao partido um documento intitulado “50 medidas para um debate intergeracional de fundo na sociedade portuguesa pós covid-19”.

“O que ficou estabelecido como compromisso do Partido Socialista foi total de abertura para lançarmos um debate alargado à sociedade civil a partir do centro da esquerda, que é o espaço de debate e de reflexão aberto à sociedade civil, criado pelo Partido Socialista”, explicou o secretário-geral-adjunto do partido.

De acordo com José Luís Carneiro, o objetivo passa por, “a partir desse debate”, dar “seguimento às propostas que estão neste documento quer para o grupo parlamentar quer para os membros do Governo, nomeadamente no diálogo com o senhor primeiro-ministro”.

Esta iniciativa será coordenada pelo deputado socialista Miguel Matos e o secretário-geral-adjunto estimou que a primeira dessas reflexões possa ser agendada para a “primeira quinzena de julho”, sendo que a iniciativa retomaria depois em setembro.

“Sendo um jovem dirigente do Partido Socialista fará a articulação com este movimento de jovens, que é uma rede nacional mas também uma rede internacional, e será ele que fará a articulação com este movimento, tendo em vista preparar esse espaço de diálogo e de consolidação e de encaminhamento das propostas que nos são formuladas, quer para o grupo parlamentar, quer para os membros do Governo”, afirmou o secretário-geral-adjunto.

Para este debate, o PS quer convidar “parceiros ligados às universidades, aos centros de investigação e de conhecimento, e aos centros de inovação e de criatividade”, uma vez que o partido “continua a ser a grande força da inovação no país”, salientou José Luís Carneiro.

De acordo com o dirigente socialista, o convite deverá ser estendido também a “representantes dos setores profissionais, desde representantes do setor da formação profissional, de representantes do sindicalismo, nomeadamente dos setores da proteção e da regulação laboral, jovens empresários que estejam em Portugal ou na diáspora” e ainda os setores industriais.

O documento, ao qual a Lusa teve acesso, abarca áreas como a economia e transição digital, o trabalho e segurança social, sustentabilidade e ação climática, igualdade e inclusão, indústria e comércio, educação, desporto e cultura.

 Portugal contabiliza pelo menos 1.492 mortos associados à covid-19 em 35.306 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *