Da Redação
O lançamento do programa Comércio Digital – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital, foi lançado em Leiria com a presença do Ministro Adjunto e da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira.
O programa é uma iniciativa da Associação da Economia Digital e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, apoiada pela área de Governo da Economia.
O Ministro referiu que “apostar na inovação significa acompanhar o ritmo vertiginoso do progresso tecnológico, contribuindo para que os modelos de negócio das empresas portuguesas se adaptem aos fenômenos emergentes”, tendo sublinhado que o programa Comércio Digital pode ajudar ao cumprimento deste objetivo.
Numa primeira fase, haverá lugar à disponibilização de 50 mil vouchers gratuitos dirigidos a microempresas e PME do comércio e serviços, os quais se consubstanciam na oferta de ferramentas como um website, um endereço de email e um domínio .pt gratuito por um ano.
A segunda medida do Comércio Digital prende-se com a realização de um roadshow nacional em 150 locais, no qual serão ministrados workshops digitais vocacionados para os empresários.
A incorporação de tecnologia nos modelos de negócio, a desmaterialização dos processos com clientes e fornecedores através das tecnologias de informação e comunicação correspondem aos objetivos de política setorial do Governo, numa aposta na inovação.
Esta aposta poderá resultar num aumento do investimento por parte dos empresários e na procura da aquisição de competências, nomeadamente no domínio digital, pelo país, defende o governo.