Da Redação
Os professores do Espaço de Dança do Grêmio Português juntamente com professores do Luz Centro de Dança participaram dos cursos oficiais da Royal Academy of Dance em Belém. Esta é a primeira vez que a instituição internacional, referência no ensino da dança, vem à região norte do Brasil ministrar cursos presenciais.
A série de cursos, com aulas teóricas e práticas, foram ministrados na Escola de Dança Clara Pinto e Ballare Escola de Dança pelas tutoras Ana Maria Campos e Marly Apoliano.
No sábado (19/03), na Escola de Dança Clara Pinto, as professoras Alice Geocasta e Karla Karolina Miranda participaram do curso Estratégias de Syllabus Grades 1-3 que, entre outros temas, abordou maneiras de encorajar os alunos a desenvolverem mais precisão na execução dos passos.
No domingo (20/03), o professor William Quadros integrou a turma de Estratégias de Syllabus Grades 4 e 5. A oficina teve como objetivo principal dar aos professores informações para desenvolverem uma melhor abordagem ao ensino da parte clássica destes níveis.
“A Royal Academy of Dance trouxe à Belém cursos de aprimoramento das técnicas de ensino/aprendizagem voltados para o professores. Nossa turma teve contato com vários tipos de estratégias e novas formas de ensinar os conteúdos das aulas de ballet, de modo que o aluno consiga aprender da melhor forma possível”, explicou a professora Alice Geocasta.
Marcelo Riva, Coordenador de Dança do Grêmio Português, ressaltou que essa qualificação dos professores é importante e agrega bastante para a qualidade das aulas no Espaço de Dança.
“Fico muito feliz com nossos professores, que mesmo depois de formados, vêm sempre buscando aprimoramento e novas maneiras de repassar conhecimento para nossos alunos, melhorando não só a técnica deles, mas também a arte do ballet feito no clube. Eles aproveitaram uma oportunidade única, pois a RAD, o mais reconhecido sistema do ensino de dança do mundo, nunca tinha vindo em Belém”, concluiu Riva.
O Grêmio Literário e Recreativo Português, clube social com 150 anos de história em Belém do Pará, já foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Pará.