Primeiro-ministro recebido com honras na Casa de Portugal SP, onde recebeu Comenda

Foto Mundo Lusíada

Por Odair Sene e Vanessa Campos
Do Mundo Lusíada

Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o almoço oferecido na Casa de Portugal de São Paulo, que aconteceu no dia 20 de novembro, foi em nome do Primeiro Ministro de Portugal, Luís Montenegro, presente com demais autoridades como o Ministro Paulo Rangel (MNE), o Embaixador Luís Faro Ramos, o Cônsul Geral Antonio Pedro Rodrigues e lideranças das entidades portuguesas do Estado de São Paulo.

Do Grande ABC estavam dirigentes da Casa de Portugal do Grande ABC e dirigentes também do Elos Clube do ABC. Da Baixada estavam os representantes do Elos Clube de Santos, Elos de S.Vicente, Casa da Madeira, da Escola Portuguesa e Centro Cultural Português, além da Fundação Lusíadas, e também da Portuguesa Santista. Sendo a grande maioria de dirigentes das casas regionais de São Paulo e empresários, na sua maioria ligados à Câmara Portuguesa.

Ao chegar, Luis Montenegro foi recepcionado por folcloristas da Casa, descerrou uma placa, assinou o livro de presença e seguiu para uma solenidade no salão principal da entidade, acompanhado pelo diretor Dr. Cláudio Langroiva (representando o presidente Dr. Renato Afonso – ausente por problemas de saúde) e pelo presidente do Conselho Deliberativo Dr. Antônio de Almeida e Silva.

Na sequência a fadista Ciça Marinho, acompanhada dos músicos Wallace Oliveira e Sérgio Borges, cantou os hinos de Portugal e Brasil.

Durante o protocolo coordenado pelo Ricardo Magalhães, falaram o Embaixador Luís Faro Ramos e o Cônsul Geral Antonio Rodrigues, e na sequência o primeiro-ministro recebeu a mais honrosa homenagem da Casa, a “Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique” entregue pelo Dr. Antonio de Almeida e Silva, homenagem essa que Luis Montenegro declarou que levará “com profunda gratidão”.

O Cônsul Geral de Portugal em São Paulo usou da palavra para elogiar a Casa de Portugal e a comunidade local, e defendeu o relacionamento bilateral que deve perdurar entre Portugal e Brasil. O embaixador Luis Faro Ramos citou ser uma honra para a comunidade portuguesa de São Paulo receber autoridades de Portugal, como o ministro dos Negócios Estrangeiros e o Primeiro-Ministro, e citou a boa relação Brasil-Portugal nos negócios, cultura e política.

Segundo Montenegro, a comunidade “multifacetada” de São Paulo retrata o talento português. “Eu sei que aqui se encontram grandes empresários, pessoas de cultura, pessoas de muitos ramos de atividade desde a construção, energia, a banca, as profissões liberais, as novas tecnologias, muitas áreas de atividade onde, gostamos de dizer em Portugal ‘os portugueses dão cartas’, estão entre os melhores dos melhores, expressam o que é nosso grande legado enquanto nação, que é a capacidade de irmos mais longe, de inovarmos, de aprofundarmos o nosso talento natural”.

O primeiro-ministro também referiu que a Casa de Portugal e o “belíssimo espaço” expressam bem a história de Portugal, e a história que Luís de Camões imortalizou num ano em que se comemora 500º ano do seu nascimento. “Quero dizer em nome do governo português que tudo faremos para não frustrar as vossas expectativas de relacionamento com Portugal, com administração pública portuguesa, com nossa rede consular, com nossa rede diplomática, que o senhor cônsul-geral, senhor Embaixador em Brasília sabem bem do potencial desta comunidade”.

Recebido com honras na maior casa portuguesa de São Paulo, Montenegro também elogiou o “movimento associativo” citando apoios do governo português e o reforço da rede consular. “Nós queremos também dar um apoio acrescido às associações que juntam a nossa comunidade, porque sabemos que dessa maneira não só elas conseguem afirmar mais unidas, como conseguem preservar as nossas tradições e a nossa língua, que é um patrimônio absolutamente extraordinário cujo potencial ainda continua a dar para o futuro muito mais do que já deu até aqui. Não nos deixaremos nem vos deixaremos sozinhos, e que através do governo diretamente ou através das nossas redes, quer consulados quer embaixadas, o ponto de contato está sempre disponível”.
Ao final, Montenegro aproveitou a presença de empresários pedindo para “acreditar e investir em Portugal”, e disse saber da integração da comunidade na sociedade e participação de muitos na política brasileira. “Aliás não será por acaso, quer o prefeito quer o governador deste Estado terem nacionalidade portuguesa”, disse Montenegro se referindo ao Governador Tarcísio de Freitas e ao Prefeito Ricardo Nunes.

“Vocês podem efetivamente ser grandes embaixadores de Portugal um pouco por todo território do Brasil, e nós estaremos lá para convosco também sermos embaixadores do Brasil, na entrada do Brasil em Portugal e na Europa. Essa cooperação estratégica entre os nossos dois países poderá ser uma alavanca para termos um ciclo de crescimento econômico durador, que dê bem-estar às famílias de portugueses que vivem em Portugal e fora de Portugal”. Ao finalizar, deixou um agradecimento a quem trabalha com a divulgação da história, arquitetura, cultura, arte, música e tudo que representa o ser português. “Como primeiro-ministro de Portugal, não só vos agradeço como quero dizer que temos muito orgulho naquilo que vocês representam em nosso nome, muito muito obrigado”.

Na sequencia a programação foi regada a um suntuoso almoço comandado pela Chef Patrícia Sampaio Bittencourt, que assina o cardápio do renomado restaurante português “A Bela Sintra”. O restante do dia foi de confraternização e muitas centenas de cliques e selfies num dia de feriado (da Consciência Negra) e um dia marcante para a Comunidade Portuguesa, pela presença de autoridades da maior importância no cenário político de Portugal.

Para o presidente do Conselho da Casa, Dr. Antonio de Almeida e Silva, que lembrou de ter (já) entregue quatro homenagens em nome da Casa em outras oportunidades, este dia foi especial pela perfeita organização do Consulado, pelo grupo de autoridades presentes (Ministro dos Negócios Estrangeiros, Embaixador, Cônsul e Primeiro Ministro), pela união da atual diretoria “que muito se uniu para fazer este evento”, dizendo que “saiu tudo muito bem, trazer o Bela Sintra aqui acrescentou nível ao almoço e era isso que nós queríamos, foi mesmo muito bom”, encerrou Almeida e Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *