Da Redação
Com Lusa
O primeiro-ministro, António Costa, elogiou a capacidade de inovação das Faianças Bordallo Pinheiro, empresa que recuperou de um processo de falência e neste dia 10 inaugurou uma nova unidade, num investimento superior a nove milhões de euros.
“Uma empresa como a Bordallo [Pinheiro] é uma empresa que está para lá dos ciclos econômicos”, afirmou António Costa durante uma visita à empresa centenária que “já viveu momentos de glória e de grande dificuldade”.
O líder do executivo, que hoje inaugurou um projeto de expansão da empresa, destacou a “visão empresarial” do grupo Visabeira, que em 2009 adquiriu a fábrica que se encontrava em risco de fechar.
“Quando se investe num valor seguro, como é a marca Bordallo e os seus produtos, podemos ter confiança de que esse investimento vence seguramente qualquer ciclo econômico”, afirmou.
Costa destacou a capacidade de “manter viva a produção original”, mas também de “reinventar e dar continuidade” às peças criadas por Rafael Bordallo Pinheiro através de criações de designers contemporâneos.
Apostas que resultaram num aumento da produção e da exportação da empresa que, lembrou António Costa. A Câmara Municipal de Lisboa foi convidada “a ajudar”, em 2009, e adquiriu um conjunto de peças para criar um jardim bordaliano.
A empresa inaugurou hoje o projeto de expansão e modernização em que foram investidos mais de nove milhões de euros para “suportar a inovação produtiva, aumentar os níveis de conceptividade e expandir a sua capacidade de produção para os mercados externo”, afirmou Nuno Marques, presidente do conselho de administração do Grupo Vista Alegre [detido pelo Grupo Visabeira] onde a Bordallo Pinheiro se insere.
Com uma área de 12 mil metros quadrados a nova unidade industrial permitiu aumentar o número de trabalhadores para 270 pessoas.
Mesmo em obras ao longo do ano de 2018 a empresa aumentou em 6% o seu volume de negócios, atingindo os 6,4 milhões de euros, dos quais 50% foram provenientes de exportações.
Com ampliação das instalações a empresa prevê aumentar para 75% a quota de mercado externo, tendo como principais mercados internacionais a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão.
A empresa que este ano comemora 135 anos tem previstos investimentos na remodelação da Loja e do Museu Bordallo, localizados nas primitivas instalações fabris, nas Caldas da Rainha, cidade onde prevê também abrir uma nova loja de peças da marca.