Primeira edição do programa Brasília ENCONTRA Portugal supera expectativas

Da Redação

A Embaixada de Portugal e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, em colaboração com o Turismo de Portugal, promoveram, de 13 a 16 de novembro, a primeira edição da iniciativa “Brasília ENCONTRA Portugal”.

Com o sucesso da edição, o ano que vem pretende voltar com nova programação do evento, que pretende fazer o encontro e a identificação de afinidades entre projetos portugueses e brasilienses.

O programa multidisciplinar foi concebido em torno de 4 eixos – Design, Cultura, Turismo e Gastronomia – e proporcionou um espaço para reaproximação, a redescoberta, o reconhecimento mútuo luso-brasileiro, além da “celebração do histórico relacionamento transatlântico, valorizando o passado mas, sobretudo, projetando-se na modernidade” divulga a Embaixada.

Nesta primeira edição, foram apresentadas as exposições “Portugal MANUAL” e “Expo Brasília Design”, enquadradas por uma mesa redonda sobre o tema “Territórios do Design Contemporâneo – diálogos luso brasilenses”.

Foram quase 4 mil visitantes da iniciativa, que puderam ainda visitar a réplica do elétrico “Prazeres 28”, o conhecido bondinho português, e de fazer uma viagem multimédia na companhia de Fernando Pessoa.

O evento ainda promoveu a realização de oficinas de fotografia, um workshop de flores e atividades para crianças, com uma contadora de histórias.

O concerto do trio brasiliense BeJazz, com a participação especial de Matheus Donato, intérprete do tão brasileiro mas também tão português cavaquinho de 6 cordas, foi, também, um dos momentos fortes da celebração luso-brasiliense.

Na gastronomia, os visitantes puderam degustar pratos como arroz de pato e arroz de bacalhau, bifanas ou pregos no pão (sanduíches portugueses), acompanhados de bons vinhos lusitanos ou de cervejas artesanais brasilienses, além dos célebres pastéis de nata.

A segunda edição do programa “Brasília ENCONTRA Portugal” está já agendada para 2019, segundo confirmou a Embaixada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *