Marcelo Rebelo de Sousa durante a Gala Quinas de Ouro 2018 realizada no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, 19 de março de 2018. São atribuídos prêmios na área do futebol, do futsal e do futebol de praia. A organização é da Federação Portuguesa de Futebol, da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol. FPF/LUSA
Da Redação
Com Lusa
No dia 19, o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa apelou a que, no futebol, se manifeste “sempre a mesma grandeza” e não haja apenas elevação quando se trata de defender Portugal “lá fora”, mas “cá dentro também”.
Marcelo Rebelo de Sousa subiu ao palco da Gala Quinas de Ouro 2018, que decorreu em Lisboa, por duas vezes: a primeira para condecorar os recém-campeões europeus de futsal e a segunda para ele próprio receber o Prêmio Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
“Se me é permitido um apelo: que neste domínio do futebol, como em todos os desportos, que se manifeste sempre a mesma grandeza. Não seja apenas a elevação quando se trata de defender Portugal lá fora, a nível de seleções nacionais, ou de clubes. Seja cá dentro também. Saibamos manter o mesmo espírito, a mesma grandeza, a mesma elevação porque os portugueses merecem”, pediu.
O Presidente da República fez questão de sublinhar que este prêmio não lhe era atribuído pessoalmente, mas sim ao chefe de Estado.
“É dado a todos os portugueses. O ano passado foi à diáspora, aos portugueses espalhados pelo mundo. Este ano é a todos: os que vivem cá dentro, no nosso território físico, os que vivem no fim do mundo porque eles são a razão de ser daquilo que é a vossa luta, que é o vosso trabalho, que é a vossa dedicação”, considerou.
São os portugueses, de acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, que acompanham todos os profissionais do mundo do futebol “nas vitórias, nas derrotas, nas alegrias, nas provações”.
“Este prêmio é deles, não é meu. Eu sou apenas o representante deles. Os portugueses que eu represento são eles os verdadeiros vencedores da sua luta do dia-a-dia”, sublinhou.
Em nome de todos os portugueses, Presidente da República agradeceu este prêmio e concluiu o seu breve discurso com uma palavra motivacional: “Nós somos, de longe, o melhor país do mundo. Viva Portugal”.
Cristiano Ronaldo pede mais valorização
Cristiano Ronaldo, que recebeu o prêmio de melhor jogador futebol do ano, na Gala Quinas de Ouro, pediu que valorizem mais os futebolistas portugueses e que “pensem grande”, sem medo de terem ambição.
“Aborrece-me ver o valor que em Portugal dão aos estrangeiros, não vejo tanto valorizar o que é nosso, os jogadores portugueses”, defendeu o avançado da seleção. “Ano após ano, temos de partir pedra, estar na luta e mostrar que somos os melhores. Pensem grande”, acrescentou
Os finalistas do prêmio foram Bernardo Silva (Manchester City), Rui Patrício (Sporting) e Cristiano Ronaldo, que sem surpresa recebeu de Alexander Ceferin, presidente da UEFA, mais um troféu para o seu longo palmarés.
Nos agradecimentos, Cristiano Ronaldo não esqueceu “todos os companheiros de seleção” e estendeu o aplauso ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “um grande amigo”. Teve também palavras de apreço para o futsal, pela “grande conquista” do campeonato da Europa.
Ricardinho elogia FPF
O jogador português Ricardinho, melhor jogador de futsal do ano 2017, dedicou a distinção aos colegas da seleção pelo trabalho árduo na conquista do Europeu da modalidade.
“Mais do que estar aqui presente, gostaria que estivesse sempre presente a seleção. Trabalhamos de forma árdua, batalhamos, não tínhamos conseguido ainda um título destes e conseguimos agora. Fomos fantásticos”, começou por enaltecer, referindo-se à conquista do Europeu de 2018 da seleção de futsal, na Eslovênia.
O jogador do Inter Movistar, de Espanha, que foi eleito em 2017 o melhor jogador do Mundo pela quinta vez na carreira, relativizou a importância destes galardões: “Os prêmios individuais ficam para depois das conquistas no clube e na seleção”.
Por outro lado, deixou elogios ao trabalho da FPF: “A aposta da federação na formação tem sido fantástica. Há muita qualidade e só com Ricardinhos não ganhamos nada. Tem de ser com ‘Joãos’ Matos, com ‘Pedros’ Cary, com ‘Bebés’, com todos esses jogadores”, argumentou.
Confira a Lista de vencedores da 3.ª edição Quinas de Ouro:
Ordem de Mérito da Presidência da República aos campeões da Europa de futsal
Prémio Escolar: Os Afonsinhos
Prémio Universitário: Universidade Beira Interior
Prémio Futebol Inclusivo: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência
Jogador do ano de futsal masculino: Ricardinho (seleção/Inter Movistar)
Jogadora do ano de futsal feminino: Ana Azevedo (Vermoim)
Treinador do ano de futsal feminino: Bruno Fernandes (Benfica)
Treinador do ano de futsal masculino: Nuno Dias (Sporting)
Treinador do ano de futebol de praia: Mário Narciso (selecionador)
Jogador do ano de futebol de praia: Madjer (seleção/Sporting)
Prémio Vasco da Gama/Internacionalização/Expansão/Portugalidade: José Mourinho (Manchester United)
Treinador revelação do ano: Nuno Manta Santos (Feirense)
Treinador do ano formação: João Tralhão (Benfica)
Treinador do ano futebol masculino: Leonardo Jardim (Mónaco)
Prémio Prestígio/Carreira: Fernando Peyroteo
‘Onze’ da Liga Feminina: Rute Costa, Matilde Fidalgo, Carole Costa, Mariana Azevedo, Joana Marchão, Fátima Pinto, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Ana Borges, Diana Silva e Andreia Norton.
‘Onze’ da Segunda Liga: Ricardo Ribeiro, Diogo Dalot, Bura, Rúben Dias, José Gomes, Chiquinho, Paulinho, Fede Varela, Carlos Vinicius, Pires e Galeno.
‘Onze’ da Primeira Liga: Rui Patrício, Nélson Semedo, Coates, Felipe, Alex Telles, Danilo Pereira, William Carvalho, Pizzi, Gelson Martins, Jonas e Brahimi
Árbitro do ano 1.ª categoria: Jorge Sousa
Árbitro assistente do ano 1.ª categoria: Rui Licínio
Árbitra do ano Liga Feminina: Catarina Campos
Árbitro do ano Campeonato de Portugal: Rui Soares
Árbitro do ano Liga futsal: Cristiano Santos
Treinador do ano futebol feminino: Francisco Neto (selecionador)
Jogadora do ano: Ana Borges (seleção/Sporting)
Equipa do ano feminina: Seleção A
Revelação do ano jogadora sub-21: Ana Capeta (seleção/Sporting)
Revelação do ano jogador sub-21: Gonçalo Guedes (seleção/Valência, Esp)
Prémio Presidente da FPF: Marcelo Rebelo de Sousa
Equipa do ano masculina: seleção A
Jogador do ano: Cristiano Ronaldo (seleção/Real Madrid)