Por Ígor Lopes
Para Mundo Lusíada
O Palácio São Clemente, residência oficial do cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para as celebrações do dia de Portugal na cidade maravilhosa. Embora o evento tenha ocorrido no dia 11, domingo, em virtude do deslocamento das autoridades portuguesas a São Paulo, no dia 10, o local contou com casa cheia e muita animação em relação ao futuro de Portugal.
O Palácio recebeu as principais autoridades portuguesas da atualidade, como o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, Antônio Costa, o secretário de estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, além de outros nomes de vulto do cenário político lusitano. Da parte brasileira, o prefeito Marcelo Crivella esteve presente, assim como Teresa Bergher, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura carioca. Na plateia, dezenas de artistas, empresários e personalidades locais e portuguesas.
Durante o seu discurso, o presidente português sublinhou os feitos do seu país e ressaltou o amor que tem pelo Brasil, nação onde moram um filho e netos. Marcelo Rebelo de Sousa deixou claro também que deve existir uma maior interação entre Brasil e Portugal e que os dois países irmãos precisam apostar mais nessa ligação.
Por sua vez, Antônio Costa sublinhou as principais ações do seu governo e afirmou que o trabalho desenvolvido, como a aprovação da nova lei da nacionalidade e a proposta de recenseamento fora de Portugal, prova a importância que Portugal dá às suas comunidade no estrangeiro.
Nessa mesma noite, foram inauguradas as novas instalações do consulado-geral de Portugal no Rio, que fica localizado agora literalmente nos jardins do Palácio São Clemente. A nova estrutura foi inaugurada pelo presidente Português mas não foi autorizada a visita do público ao local.
Segundo responsáveis pelos serviços consulares, as novas instalações do consulado estão abertas ao público desde hoje, “mantendo-se o mesmo sistema de agendamento online e horário de atendimento, das 8h às 15h30”. Contudo, por motivo de greve decretada pelo Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), o Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estará “encerrado ao público nos dias 12, 13 e 14 de junho”.