Da Redação
Com Lusa
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi convidado para dar a aula inaugural do ano acadêmico 2020/2021 do Colégio da Europa, em Bruges, na Bélgica, que se realizará no dia 13 de outubro.
Esta informação foi divulgada pela Presidência da República, numa nota em que se assinala que esta instituição de ensino escolheu para patrono do novo ano acadêmico o antigo chefe de Estado português Mário Soares.
A Presidência da República refere que, “todos os anos, esta instituição de ensino pós-graduado, fundada em 1949 por nomes como Winston Churchill, Salvador de Madariaga ou Alcide de Gasperi, homenageia um grande europeu, atribuindo-lhe a ‘tutela’ do ano acadêmico em causa, e convida, para dar a aula inaugural aquando da cerimônia de abertura, uma personalidade política de relevo na Europa”.
O Colégio da Europa decidiu, neste ano, atribuir “o ‘patronato’ acadêmico a Mário Soares e convidou o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa para, no dia 13 de outubro, em Bruges, proferir a aula que dará o arranque ao ano letivo desta instituição de ensino prestigiadíssima”.
“A nova reitora do Colégio, a antiga alta representante europeia para os Negócios Estrangeiros e vice-presidente da Comissão Europeia, Frederica Mogherini, traçará o perfil de Mário Soares, no início do ano acadêmico que terá o seu nome, num período decisivo para o futuro da Europa e do projeto de União Europeia que o Colégio da Europa tão bem conhece e sobre o qual ensina”, adianta a Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa “dará a aula magistral inaugural que, como todos os anos, ficará a constituir uma referência política e acadêmica para a vida europeia e para os professores e estudantes do Colégio da Europa, entre os quais se têm contado muitos portugueses ao longo dos anos”, lê-se na nota.
“E se no ano passado foi o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a abrir o ano ‘Hannah Arendt’, em precedentes anos académicos falaram em Bruges o próprio Mário Soares, Felipe Gonzalez, François Mitterrand, Margaret Thatcher, Jacques Delors, António Guterres, Valéry Giscard d’Estaing, José Manuel Durão Barroso, Jean-Claude Juncker, Angela Merkel, Mariano Rajoy, António Costa, Antonio Tajani, entre tantos outros”, assinala-se, na mesma nota.
O primeiro-ministro, António Costa, já se congratulou, na rede social Twitter, com a escolha do antigo Presidente da República Mário Soares para patrono do novo ano acadêmico do Colégio da Europa, considerando-a uma honra e uma fonte de inspiração para a presidência portuguesa da União Europeia, que terá início em 01 de janeiro de 2021.
Teleaula
No último dia 15, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deu aula sobre cidadania ao vivo para o projeto de ensino à distância #EstudoEmCasa na RTP Memória.
A iniciativa foi compartilhada nas redes sociais e telejornais. O presidente Marcelo tratou de temas como cidadania e dificuldades durante a crise do coronavírus, uma experiência que “mudou o mundo para sempre em nossas vidas”.
O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria entre o Ministério da Educação e a RTP para a produção de conteúdos televisivos dirigidos aos alunos do 1.º ao 9.º anos de escolaridade, sem aulas presenciais neste período de pandemia de covid-19.
Na altura, o primeiro-ministro, António Costa, acompanhou o ministro da Educação às instalações da televisão pública, onde estavam já a ser gravadas aulas para os alunos do ensino básico, que começaram a ser transmitidas no canal RTP Memória.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, proferiu no dia 20 de setembro de 2018 a sua “última lição formal” como professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi aluno e depois docente, durante mais de 40 anos, desde 1972.
Nessa ocasião, prestes a completar 70 anos, a idade de jubilação, descreveu como uma “fascinante aventura” o seu percurso no ensino universitário, que disse ser a “verdadeira vocação” da sua vida, a partir da qual fez tudo o mais.
Confira a aula do presidente português que trouxe 10 lições sobre a pandemia: