Da Redação
Com Lusa
O Presidente português teve, na manhã de 23 de junho, uma ligeira indisposição na saída da Basílica do Bom Jesus em Braga.
Por precaução, seguindo conselho médico, deslocou-se ao Hospital de Braga, para exames. O presidente teria tido uma queda de pressão, não chegando a desmaiar.
Os exames efetuados no Hospital de Braga confirmaram que Marcelo Rebelo de Souza sofreu uma gastroenterite aguda.
Os médicos recomendaram hidratação e repouso, por isso o restante da agenda deste fim de semana foi cancelada.
O Chefe de Estado, recuperado, já regressou a Lisboa, tendo sido anulado o programa previsto até domingo.
“O Presidente da República agradece ainda a rapidez, eficiência e competência com que foi assistido pelo INEM e por todo o pessoal do Hospital de Braga” divulgou a presidência.
Da agenda do Presidente da República em Braga, divulgada na sexta-feira constava, além da visita ao Santuário do Bom Jesus, a presença na abertura oficial das Festas de S. João, às 15:00, na Praça do Município, uma iniciativa no antigo Hospital de S. Marcos, às 16:30, e a inauguração de uma estátua a S. João, às 19:00.
A causa do seu mal-estar, explicou, esteve relacionado com uma intoxicação alimentar que lhe causou desidratação. O problema de saúde associado ao calor que se fazia sentir em Braga, cerca de 37 graus.
“Abrando hoje mas o resto está marcado. Vamos continuar”, disse aos jornalistas o presidente da República, relembrando que não pode “pôr em causa a visita que tenho terça-feira” aos Estados Unidos, onde se irá encontrar com o presidente norte-americano Donald Trump. Marcelo relembrou ainda que vai visitar a seleção nacional de futebol à Rússia, “daqui a uma semana”.