Da Redação
Com Lusa
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai condecorar, numa cerimônia no Palácio de Belém, os arquitetos João Luís Carrilho da Graça e Eduardo Souto de Moura com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
Marcelo Rebelo de Sousa discursou nesta quarta-feira no lançamento do livro “Guia de arquitetura Carrilho da Graça – projetos construídos Portugal”, cerimônia que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
“O Presidente da República limita-se a dar voz a esse clamor unânime e a simbolizá-lo 20 anos e uma centena de projetos depois do galardão atribuído pelo Presidente Jorge Sampaio, comunicando que o irá condecorar com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, tal como o fez já com Álvaro Siza Vieira, e o fará também com Eduardo Souto de Moura”, anunciou no final do seu discurso.
Na opinião do Presidente da República trata-se de um “verdadeiro magistério de excelência”, adiantando que a cerimônia de condecoração acontecerá no Palácio de Belém, em Lisboa.
“Porque mesmo os mais heterodoxos dos heterodoxos no estilo nunca devem deixar de ter presente o mínimo sentido de Estado que o reconhecimento nacional envolve, porque é de reconhecimento nacional que falamos ao celebrar os nossos melhores em nome de Portugal”, elogiou.
Na opinião do Presidente da República, “tinha de chegar um dia em que somados quase todos os prêmios possíveis, chegasse o guia da obra e a justíssima homenagem ao seu criador”.
“É hoje. Hoje aqui se encontram pares na caminhada, discípulos na sabedoria, colaboradores no engenho, admiradores do homem e do seu sonho, expectantes das surpresas do futuro por viver”, enumerou.