Da Redação
Com Lusa
O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar entre quinta e sexta-feira na 26ª Cimeira Ibero-Americana, na cidade histórica de Antigua, na Guatemala, que tem como tema central o desenvolvimento sustentável.
Este será o segundo encontro de chefes de Estado e de Governo da comunidade ibero-americana em que Marcelo Rebelo de Sousa estará presente, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que representará o executivo português.
Já confirmaram a sua presença na cimeira de Antigua, com o lema “Uma Ibero-América próspera, inclusiva e sustentável”, os chefes de Estado de Andorra, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru e Portugal, além do anfitrião da Guatemala.
Esta informação foi avançada pelo vice-chanceler da Guatemala, Pablo García.
Espanha estará representada pelo rei Felipe VI e também pelo chefe do Governo, Pedro Sánchez.
Nas anteriores cimeiras, Portugal tem igualmente estado representado pelos chefes de Estado e de Governo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estiveram juntos na anterior cimeira, em Cartagena das Índias, na Colômbia, em 2016.
Marcelo Rebelo de Sousa vai viajar de Portugal em voo da Força Aérea Portuguesa, com chegada prevista para as 15:30 locais (21:30 em Lisboa) de quinta-feira à Cidade da Guatemala, de onde seguirá diretamente para Antigua, que fica a cerca de 40 km da capital.
Na quinta-feira, participará na recepção do Presidente da República da Guatemala, Jimmy Morales, aos chefes de Estado e de Governo ibero-americanos, e no jantar de abertura da cimeira.
Na sexta-feira, os trabalhos terão início pelas 10:30 locais (16:30 em Lisboa), após a fotografia oficial, e deverão terminar pelas 17:15 locais (23:15 em Lisboa), seguindo-se a conferência de imprensa final do Presidente da Guatemala e da Secretaria-geral Ibero-Americana.
A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.
A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, México. Os encontros repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser de dois em dois anos.