Mundo Lusíada
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou as presenças do presidente da Assembleia Nacional de Portugal, Augusto Santos Silva, e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão solene do Congresso Nacional em que serão celebrados os 200 anos de independência do Brasil.
Ao Mundo Lusíada, fonte da Presidência da República portuguesa também confirmou a presença de Marcelo Rebelo de Sousa no evento, que está marcado para o dia 8 de setembro, em Brasília.
“Embora seja uma data alusiva à independência, à separação, ela também significa o início de um laço diplomático entre duas nações. E a nossa pátria-mãe é Portugal, pela qual temos imensa admiração, respeito, e é muito importante que essa união prevaleça e que essa comemoração seja para os dois países. Para o Brasil e para Portugal” disse Rodrigo Pacheco.
Acompanhado do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que preside a Comissão Especial Curadora do Bicentenário da Independência, Pacheco relatou viagem a Portugal para firmar um termo de compromisso de trabalho compartilhado entre o colegiado brasileiro e a Universidade de Coimbra e a prefeitura da cidade portuguesa, destinado à celebração da data — algo “importante”, na opinião do presidente do Senado.
“Isso não é algo supérfluo. Isso é algo necessário, porque é a preservação da nossa cultura, da nossa tradição, da nossa história. A celebração de acontecimentos, a reflexão sobre o passado, para projetarmos o futuro, é muito importante que nós, brasileiros, a façamos” afirmou a Agência Senado.
O presidente do Senado também destacou o lançamento do livro Vozes do Brasil, com os panfletos publicados à época favoráveis à independência do Brasil, informou.
Já na próxima semana, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, se desloca ao Brasil para as comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, quando também deve se encontrar com o presidente do Senado.
Programação
O governo português divulga todas as iniciativas conjuntas que comemoram o Bicentenário, juntamente com instituições brasileiras.
“A convite das autoridades brasileiras, Portugal associa-se às comemorações desta importante efeméride, tendo o Embaixador Francisco Ribeiro Telles sido nomeado, em dezembro último, como Coordenador nacional, na área governativa dos Negócios Estrangeiros, das comemorações a promover pelo nosso país” divulgou o Portal Diplomático do Ministério português dos Negócios Estrangeiros.
Segundo o governo, ao longo do ano, inúmeras iniciativas, em Portugal e no Brasil, recordam o processo histórico que conduziu à independência brasileira, “o relacionamento forte e mutuamente benéfico que os dois países souberam construir ao longo destes 200 anos” e as formas inovadoras de “fazer perdurar e reforçar esta relação futuramente”, em diversos domínios.
“Assim, dos dois lados do Atlântico, instituições públicas e privadas promovem eventos de celebração dos 200 anos da independência do Brasil, bem como das outras duas efemérides que se comemoram este ano, concretamente o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o centenário do nascimento de escritor José Saramago” sublinha o MNE.
Uma programação que contempla o ano todo está disponível no arquivo (pdf), sublinhando as datas das comemorações que vão marcar o Ano do Bicentenário da Independência.