Presidente da Ucrânia visita Portugal na terça-feira – Presidência

Presidente ucraniano Zelensky e presidente português Marcelo Rebelo, na cimeira da Plataforma da Crimeia, Kiev, 23 Agosto 2023. MIGUEL FIGUEIREDO LOPES/PRESIDENCIA DA REPUBLICA/LUSA
[Atualizado]

Da Redação com Lusa

 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai visitar Portugal na terça-feira, e terá encontros com o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje a Presidência da República Portuguesa.

“A convite do Presidente da República e do primeiro-ministro, o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky deslocar-se-á a Portugal amanhã [terça-feira], 28 de maio”, lê-se numa nota publicada pela Presidência da República.

Segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro, visita de trabalho “insere-se na intenção partilhada de aprofundar as excelentes relações entre os dois Estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa. Será ainda oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que o acordo que vai ser assinado sistematiza o todo o apoio prestado nos últimos dois anos e abrange os próximos dez. “Foi concluído, há cerca de três semanas, o acordo político entre Portugal e a Ucrânia que é um acordo bilateral em todas as áreas em que cooperámos nestes dois anos”, disse Paulo Rangel em Bruxelas, no âmbito de uma reunião ministerial.

O acordo, assinado por ocasião da visita do Presidente Zelensky, inclui a “assistência humanitária, financeira, militar, política” no que diz respeito ao processo de integração na União Europeia. “Recolhe todas as dimensões em que trabalhámos, mas de uma forma sistematizada e com um horizonte de dez anos”, acrescentou.

Espanha

Volodymyr Zelensky chegou hoje a Madrid para uma visita oficial  marcada pela assinatura de um acordo para aumentar a ajuda militar de Madrid a Kiev.

Segundo imagens divulgadas pela televisão pública espanhola, Zelensky foi recebido na pista do aeroporto de Madrid pelo rei Felipe VI. Trata-se da primeira visita oficial do Presidente ucraniano a Espanha.

Espanha vai entregar à Ucrânia um pacote de armamento no valor de 1,129 mil milhões de euros, sem precedentes na ajuda militar espanhola a qualquer país, noticia o El País na primeira página da sua edição de hoje.

Zelensky reúne-se hoje em Madrid com o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, com quem assina um acordo bilateral de segurança, e terá um encontro com o rei antes de participar num almoço em sua honra e de visitar o Congresso, noticiou hoje a agência espanhola EFE.

Segundo o El País, citado pela EFE, o acordo bilateral de segurança inclui o fornecimento de equipamentos militares que vão desde mísseis Patriot até tanques de batalha Leopard, além de uma ampla gama de produtos de fabrico espanhol, como projéteis de artilharia, sistemas anti-drone e lançadores de foguetes portáteis.

O jornal acrescenta que o acordo envolve contratos de milhões de euros para a indústria de defesa espanhola, uma vez que o equipamento militar será fabricado por empresas espanholas como a TRC, Indra, Escribano, Uro, Expal e Instalaza.

A visita é a primeira de cariz bilateral oficial de Zelensky a Espanha, embora já tenha estado em Granada em outubro passado para a cimeira da Comunidade Política Europeia, no âmbito da Presidência espanhola do Conselho da União Europeia (UE).

A visita, inicialmente prevista para 17 de maio, mas que teve de ser cancelada devido à ofensiva russa na Ucrânia, só foi oficialmente confirmada ao início da noite de domingo pelo Palácio Moncloa, por razões de segurança.

Prevê-se que Sánchez e Zelensky assinem na Moncloa o acordo bilateral de segurança que ambos deveriam ter assinado a 17 de maio e ao qual o Presidente do Governo se referiu no Congresso na passada quarta-feira, quando garantiu que seria assinado quando as circunstâncias o permitissem.

No acordo, semelhante ao que a Ucrânia está a assinar com outros países, a Espanha compromete-se a continuar a prestar apoio militar à Ucrânia no seu conflito armado.

Sánchez tem vindo a reiterar o apoio da Espanha à Ucrânia, como confirmou a Zelensky na conversa telefónica que tiveram a 07 de maio, na qual garantiu esse apoio durante o tempo que for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *