Presidente da Portugal Telecom é eleito empresário do ano no Rio

Por Igor Lopes

O empresário português e presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, foi o homenageado do ano do centenário pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, em anúncio feito pelo presidente da Câmara, Paulo Elísio de Souza.

 

O empresário português e presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, foi o homenageado do ano do centenário pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Paulo Elísio de Souza, durante a cerimônia de comemoração dos 100 anos da instituição, no Rio, no dia 17, na presença de autoridades portuguesas e brasileiras.
Segundo Paulo Elísio de Souza, “é da tradição da nossa Câmara a cada ano indicar um empresário para ser homenageado como Empresário do Ano. Mas desta vez o eleito será empresário do centenário. Esta escolha é feita em reunião da diretoria, que avalia no contexto da atualidade o empresário brasileiro ou português que tenha, naquele ano, traduzido a grandeza do mundo luso-brasileiro”.
De acordo com este presidente, “Zeinal tem 45 anos, estudou medicina, mas acabou optando por concluir os estudos em Engenharia Eletrotécnica em Londres. Há 12 anos integra a administração da Portugal Telecom tendo sido, desde então, um profundo dinamizador da empresa como multinacional de língua portuguesa que hoje é. Desempenhou funções em quase todas as áreas operacionais e financeiras tendo sido também um grande impulsionador da estratégia e execução do processo de internacionalização da PT nomeadamente no Brasil”.
A escolha de Zeinal Bava teria sido motivada pelo seu “currículo e, sobretudo, por sua determinação e capacidade”. Paulo Elísio explica que o presidente da PT “é um símbolo de uma nova geração de portugueses, uma geração moderna, uma geração global, altamente qualificada, com experiência internacional, que dá cartas em qualquer parte do globo porque no seu passaporte conta a competência, o mérito, a ambição, uma forte disciplina e a profunda convicção de poder fazer a diferença”.
Zeinal Bava conta que a PT é hoje uma multinacional de língua portuguesa e que está presente em 12 países, com o objetivo de servir 100 milhões de clientes em todo o mundo. Este presidente executivo acredita que tem, no Brasil, “uma aliança com a empresa de telefonia Oi que nos permite trabalhar com um grupo de parceiros com os quais partilhamos uma mesma visão de futuro. Temos muitos desafios pela frente, mas acreditamos na vitória da perseverança, da competência, do trabalho e do mérito, absolutamente invencível quando estas condições se reúnem”.

Empresário português recorda sucessos
“É verdade que vivemos tempos desafiantes, exigentes, mesmo duros. Mas o importante é o que estamos dispostos a dar de nós para chegar a uma meta de futuro. Virar as costas às contrariedades ou desistir não é uma opção e, por isso, mantemo-nos firmes nos nossos propósitos e no cumprimento dos nossos objetivos estratégicos”, afirma Zeinal Bava, que sugere que o “Brasil tem sido para a PT um mercado tão importante como o português”.
“A tecnologia, a inovação e a visão de serviço ao cliente são as mesmas, o compromisso com a excelência, a qualidade e a liderança é o mesmo. Somos parte da história das comunicações no Brasil e temos um imenso orgulho nesse percurso que continuamos a traçar. O nome da PT está ligado à democratização do uso do celular, provavelmente hoje o objeto que é denominador comum na vida de qualquer um de nós, não importa idade, gênero ou classe social. Lançamos o Baby há mais de uma década e não paramos de inovar. Primeiro com a Telesp Celular, depois com a Vivo, e desde 2010 ao lado da Oi, numa parceria estratégica que irá certamente também fazer história”, conta Zeinal.

PT está ligada à história tecnológica do Brasil
No seu discurso, Paulo Elísio esclarece que “a PT não é uma recém-chegada ao país”. Este responsável avalia que “no percurso de mais de uma década nomes como o de Zeinal, ao lado de Murteira Nabo e Miguel Horta e Costa, souberam sedimentar uma relação de parceria, de confiança e de profunda aposta no país”. O presidente da Câmara Portuguesa do Rio afirma que “no Brasil, a tecnologia da PT conheceu já alguns dos seus desenvolvimentos mais notáveis, democratizando as comunicações móveis na América Latina com a introdução do pré-pago. Foi igualmente pioneira na introdução da banda larga móvel. Desempenhou um papel central nas diversas etapas de desenvolvimento do setor das telecomunicações não só através da aquisição da Telesp Celular pela PT na privatização do sistema Telebrás, mas, também, com a Vivo e agora o seu presente e futuro é feito com a Oi, numa parceria que irá colocar o Brasil no pelotão da frente no que diz respeito à tecnologia e desenvolvimento da sociedade de informação”.
Paulo Elísio recorda que, hoje em dia, “a PT é um exemplo cabal de uma nova face de Portugal, um Portugal moderno, cujas empresas dão provas da sua qualidade, dinamismo, sofisticação”.

LEIA MAIS >> Aproximação entre Brasil e Portugal domina discursos no centenário da Câmara Portuguesa no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *