[Atualizado]
Em sua passagem pelo país, o candidato à reeleição afirmou a importância de que os portugueses residentes no exterior contribuam com o futuro de Portugal através do voto.
Por Luiza Fernandes e
Odair Sene (Mundo Lusíada)
O Dr. Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República Portuguesa e deputado eleito pelo círculo fora da Europa, concluiu nesta semana a sua visita de três dias ao Brasil. A visita se deu enquanto recandidato pelo mesmo círculo, tendo em vistas eleições para Assembleia.
A viagem, que teve como foco principal o olhar atento para os problemas da comunidade portuguesa que vive no país, foi fundamental para que o Dr. Santos Silva se conecte com os seus eleitores em solo brasileiro. Em sua agenda, o Presidente reuniu-se com autoridades oficiais e representantes da comunidade.
Nas eleições que vão acontecer no dia 10 de março, o Dr Augusto é o cabeça de lista do círculo fora da Europa, o que significa que ele é o primeiro representante do seu partido, PS (Partido Socialista), seguido pela Diretora da Casa de Portugal e também candidata Ana Contreiras, que o acompanhou nas agendas pelo Brasil. Há uma recomendação para que os votos, que devem ser postados no correio com uma cópia do cartão de cidadão, sejam enviados até o dia 07 de março.
Conexão com a Comunidade Luso-Brasileira
Em visita às cidades do Rio de Janeiro, Santos, Campinas e São Paulo, o Dr. Santos Silva se dedicou a ouvir as demandas políticas da comunidade portuguesa, entendendo as diferentes realidades de quem vive fora de Portugal e também apresentando suas propostas aos luso-brasileiros.
No Rio de Janeiro, o candidato visitou a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria, onde se reuniu com empresários e membros da comunidade. Em Santos e Campinas, o candidato visitou instituições lusitanas nas duas cidades, além de comércios com tradição Portuguesa, que são ponto de encontro da comunidade local. Em São Paulo, a agenda foi particularmente intensa, o dia começou com entrevistas à imprensa, seguidas de um encontro com militantes portugueses na Casa de Portugal de São Paulo.
O Dr. Santos Silva e a Dra. Ana Contreiras também estiveram presentes no tradicional “Almoço das Quintas” da Casa De Portugal de SP, que foi marcado pela presença de diversas autoridades oficiais, e pela entrega da Comenda “Infante Dom Henrique” ao Presidente, em reconhecimento à sua dedicação à comunidade luso-brasileira e ao seu papel fundamental na defesa dos direitos dos portugueses residentes no exterior. À tarde, o Dr. Santos Silva visitou o Sindicato da Panificação de São Paulo, onde se reuniu com representantes da categoria.
Para finalizar a agenda da visita enquanto candidato, Santos Silva e a sua comitiva se encontraram com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado André do Prado, figura política de importância no cenário brasileiro. Na ocasião, o Dr. Santos Silva recebeu um presente simbólico: uma réplica da Estátua dos Bandeirantes.
Eleições como Ponto de Encontro:
A visita do Dr. Augusto Santos Silva ao Brasil, a menos de três semanas das eleições para o círculo fora da Europa, simboliza, de forma concreta, a importância de que as autoridades portuguesas mantenham uma proximidade e compromisso com aqueles que residem fora do território nacional. Durante sua visita o candidato destacou a importância do voto como forma de participação na vida política de Portugal e demonstrou, através de sua presença e escuta ativa, o seu compromisso em construir um futuro mais próspero e inclusivo para todos os portugueses, independentemente de onde residam.
Homenagem na Casa de Portugal com a Comenda da Ordem do Mérito “Infante Dom Henrique”
Natural do Porto, Augusto Ernesto Santos Silva – político, historiador, sociólogo, professor português atualmente também é presidente da Assembleia da República de Portugal.
Ele foi recebido no último dia 22 fevereiro no tradicional “Almoço das Quintas” da Casa de Portugal de São Paulo, Augusto Santos Silva recebeu uma homenagem com a Ordem do Mérito “Infante Dom Henrique” (a mais importante condecoração da Casa), que foi entregue pelo vice presidente Renato Afonso e pelo presidente do Conselho Deliberativo Antonio de Almeida e Silva.
Nesta ocasião, destaca-se, muitas autoridades, representantes do meio jurídico e dirigentes associativos compareceram ao encontro realizado em dois ambientes, primeiro os membros e militantes do PS (Partido Socialista) se reuniram numa sala da casa.
E no segundo momento, já num ambiente mais “festivo” os membros do partido e demais convidados se juntaram no salão principal para o tradicional Almoço das Quintas, evento que reúne semanalmente convidados da comunidade portuguesa de São Paulo, autoridades e amigos em um almoço típico português comandado pelo Chefe Mauro Fernandes.
Autoridades marcaram presença
Na ocasião, muitas autoridades marcaram presença, como: António Almeida e Silva- presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal; Antero Pereira- presidente do Conselho da Comunidade (CCLB); José Duarte de Almeida Alves- presidente do Centro Cultural Português de Santos; Oscar Ferrão- presidente do Lar da Provedoria Portuguesa; Fernando Ramalho- conselheiro da Beneficência Portuguesa de SP; Desembargador Heraldo de Oliveira Silva- presidente da Secção de Direito Privado do TJSP; Maria Olivia Esteves- Desembargadora TJSP; Renata Carvalho- Desembargadora TJSP; Marco Antonio Marques da Silva- Desembargador do TJSP e Diretor da Casa; Paulo Fiorilo- Dep Estadual; Antonio Donato- Dep Estadual; Maurici- Dep Estadual; João Antônio- presidente do TCM; Cel Salles- vereador; Paulo Bacarim- Procurador Geral da CMSP; Jorge Taiar- secretário municipal de desenvolvimento do Município de Guarulhos; além das diretoras da casa: Fátima Macedo, Teresa Morgado, Maria Olívia e Renata Carvalho.
Numa breve solenidade, o presidente da Casa de Portugal, Antônio dos Ramos, falou um pouco sobre a Casa de Portugal, sobre sua funcionalidade e representatividade junto aos portugueses e luso brasileiros, e disse que era “uma honra” receber aquela autoridade na Casa, especialmente no evento tradicional como este.
Ramos também declarou que – em seu entendimento – futuramente Santos Silva deve ser indicado a candidato para a presidência de Portugal, disse completando que “segundo se comenta em Portugal, ele será indicado” para concorrer ao cargo futuramente, e elogiou dizendo que Santos Silva se dá muito bem “tanto com membros do seu partido como membros de partidos opostos”, referiu citando também a Dra. Ana Contreiras, agora lançada como candidata efetiva, sendo ligada à Casa de Portugal, onde é diretora.
Augusto Santos Silva, presidente da AR desde 29 de março de 2022, recebeu a homenagem entregue pelo vice presidente Dr. Renato Afonso e pelo Dr. Antônio de Almeida e Silva, e falou brevemente sobre a Casa como sendo uma entidade que conecta o Brasil com Portugal em sua representatividade, e lembrou do livro “Um rio chamado Atlântico”, de autoria de Alberto Vasconcellos da Costa e Silva – um diplomata, poeta, ensaísta, memorialista e historiador brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, também vencedor do Prêmio Camões, que cita o Atlântico como sendo um rio que liga os dois países.
Santos Silva fez uma analogia com a Casa de Portugal dizendo que os “marinheiros” precisam saber, como sabem, onde querem chegar, e que “conhecem muito bem o destino”, e sabem qual é a rota que deve seguir. Finalmente agradeceu, e sem fazer nenhuma alusão de ordem política, pela homenagem recebida, sendo bastante aplaudido.
Em Santos
Augusto Santos Silva também visitou Santos na manhã desta sexta-feira (23), e foi recebido no Paço Municipal pelo prefeito Rogério Santos, em encontro que também contou com o presidente do Centro Cultural Português de Santos, José Duarte de Almeida, além de vereadores, secretários municipais e representantes de entidades portuguesas de Santos.
Augusto Santos Silva disse que Santos é considerada a cidade mais portuguesa do Brasil. “Não só a colônia portuguesa aqui é grande e influente, mas, acima de tudo, a Cidade trata com um carinho particular os portugueses e os lusos descendentes e isso é muito importante e gratificante para nós”.
Durante a visita, o prefeito contou um pouco da história e ligação que Santos tem com Portugal e sobre a importância dos portugueses para os santistas. “A nossa relação é muito estreita e receber delegações portuguesas é sempre um grande prazer e uma honra para Santos. Somos proporcionalmente a cidade mais portuguesa, em termos de descendência, e temos uma base de relações com o País muito grande através do Consulado, do Centro Português e de toda colônia portuguesa. Então, esta visita só reitera todo esse processo de relações internacionais da Prefeitura com Portugal”.
O presidente da Assembleia de Portugal foi presenteado com um livro com obras compiladas de José Bonifácio, o Patriarca da Independência do Brasil, além de uma camisa oficial do Santos Futebol Clube.