De 3 e 4 de Junho, acontece a Conferência “INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ECONOMIAS”, um espaço de debate e encontro entre empresas e organizações do Espaço Lusófono.
Mundo Lusíada
Com agencias
Neste 30 de abril, o Presidente de Portugal Cavaco Silva condecorou personalidades que se destacaram na Internacionalização da Economia Portuguesa, no Palácio de Belém.
“Quando nós entramos agora no chamado período pós-‘troika’, importa sublinhar o papel que cabe às empresas portuguesas, são elas que investem, são elas que exportam, são elas que inovam, são elas que conquistam novos mercados, são elas que estabelecem parcerias com as universidades e também parcerias com outras empresas estrangeiras”, afirmou o chefe de Estado.
“Quando são cada vez mais fortes os indicadores que a economia portuguesa está a recuperar e a tentar reencontrar uma trajetória de aproximação aos níveis de desenvolvimento da União Europeia, importa sublinhar o papel das empresas e daqueles que as dirigem e o papel daquelas instituições que estão de alguma forma ligadas à promoção do nosso comércio externo”, enfatizou.
O engenheiro Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), que no ano passado deixou a presidência do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), antigo dirigente nacional do PSD e antigo ministro do Comércio e Indústria, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto o gestor Pedro Reis, ex-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e Lídia Sequeira, licenciada em economia, que entre 2005 e 2013 foi presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, receberam o título de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
O presidente do Conselho de Administração da EDP, António Mexia, licenciado em economia, antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial.
A mesma condecoração foi atribuída aos gestores Alexandre Relvas e Filipe de Botton, diretores executivos da empresa produtora de embalagens Logoplaste. Alexandre Relvas exerceu funções políticas como dirigente nacional do PSD, presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, secretário de Estado do Turismo e diretor da campanha de Cavaco Silva às presidenciais de 2006.
Na cerimônia estiveram presentes o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, o ministro da Economia, Pires de Lima, a ex-ministra das Finanças e Chanceler do Conselho das Ordens Nacionais, Manuela Ferreira Leite, e o novo presidente do AICEP, Miguel Frasquilho, entre outros.
Evento sobre Internacionalização das Empresas
Entre 3 e 4 de Junho de 2014, acontece no Centro de Congressos de Lisboa a Conferência “INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ECONOMIAS”, um espaço de debate e encontro entre empresas e organizações do Espaço Lusófono que visa o reforço das relações econômicas entre os países da lusofonia.
A iniciativa tem o Alto Patrocínio do Vice-Primeiro Ministro de Portugal e a participação do Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Ministro da Economia de Portugal e do Secretário Executivo da CPLP, além dos Membros dos Governos dos restantes países participantes.
As empresas/instituições interessadas em participar do evento deverão preencher o formulário de inscrição através do link, até o próximo dia 14 de maio de 2014.
A AICEP disponibilizará para as empresas/instituições que se descolarem a Portugal, a estadia no Hotel Vila Galé Opera, próximo ao local onde se realizará o congresso.
A conferência será aberta pelo Dr. Miguel Frasquilho, Presidente da aicep Portugal Global, e Paulo Portas, Vice-Primeiro Ministro de Portugal. Estarão ainda presentes ministros das pastas do Turismo, Energia, Indústria e Comércio de países lusófonos, como Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, e Portugal.
Participam dos debates Mira Amaral, Presidente Executivo do Banco BIC Português – Estudo de Angola; Humberto Freire, Administrador Geral do Banco do Brasil em Portugal – Estudo do Brasil; Francisco Mendes Palma, Diretor do BES – Estudo de Cabo Verde; José Maria Brandão de Brito, Diretor do BCP – Estudo de Moçambique; Maria João Carioca, Administradora da CGD – Estudos de S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste e Maria Celeste Hagatong, Administradora do Banco BPI – Estudo de Portugal.