Além da formalização, foi abordada a busca de articulação com a ABIMAQ, a fim de promover a modernização das máquinas e equipamentos do setor.
Da Redação
A Prefeitura de São Bernardo do Campo deu mais um passo importante para fortalecer o setor da indústria do município. Em 3 de dezembro, foi lançado o Grupo de Trabalho (GT) de Panificação, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET). A iniciativa tem como meta formular ações de apoio e fomento ao segmento, e contará com a participação de empresários, Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do ABC (SIPAN) e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Grande ABC, entre outras entidades.
Além desse grupo, a Administração Municipal reúne o GT de Turismo e os Arranjos Produtivos Locais (APLs) Moveleiro e de Ferramentaria, constituídos no atual governo a partir da articulação da Prefeitura com as organizações, sindicatos e demais instituições que representam esses setores na cidade e região do ABC.
Além da formalização do GT de Panificação, foi abordada a busca de articulação com a Associação Brasileira de Equipamentos e Máquinas (ABIMAQ), a fim de obter melhores condições para o segmento atender ao cumprimento da norma NR12-94, que estabelece a modernização das máquinas e equipamentos do setor de panificação e confeitaria.
Entre outros encaminhamentos, os participantes debateram os seguintes tópicos: a necessidade de promoção de qualificação profissional, visando atender a demanda, elaboração de formalização de empresas; simplificação do acesso ao crédito bancário; segurança no uso das energias e renovação dos equipamentos industriais em cumprimento da NR12/94, além da elaboração de um diagnóstico da indústria da panificação no município e região.
“O primeiro passo agora é promover a fotografia mais detalhada possível do setor, quem o compõe, quantos postos de trabalho gera e número exato de panificadoras e confeitarias localizadas em São Bernardo e Grande ABC”, cita o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição.
De acordo com o titular da Pasta, dados preliminares indicam que há cerca de 300 panificadoras em São Bernardo do Campo, enquanto que o País totaliza 64 mil estabelecimentos e faturamento anual de R$ 70 bilhões. O próximo encontro do grupo será no dia 18 de fevereiro no Paço Municipal.