Odair Sene | Mundo Lusíada
A programação de aniversário da cidade de Santo André foi extensa e aberta com a homenagem ao fundador da cidade, o português João Ramalho. O evento anual conta sempre com a presença de autoridades civis, militares, políticos; além de dirigentes da comunidade portuguesa da região.
Comunidade portuguesa reunida junta ao monumento de João Ramalho em Santo André
O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), representando o poder público local, e o presidente do Clube de Portugal do Grande ABC, André Magalhães, esteve presente representando a comunidade luso-brasileira. Além do poder legislativo, através do presidente da Câmara de Santo André, Luis Zacarias.
As autoridades presentes se reuniram próximo a estátua de João Ramalho, no Paço Municipal de Santo André pela manhã. O bandeirantes João Ramalho foi lembrado pelo feito de desbravar aquelas terras e instituir o marco da cidade há 453 anos. A história e a relação com a comunidade luso-brasileira foram abordadas pelas autoridades durante a solenidade de aniversário do município. O evento contou com a participação do Tiro de Guerra e a Banda Lira, na parte da sonorização.
Após a solenidade, as autoridades e representantes voltaram a se encontrar, quando participaram de um almoço no Clube de Portugal do Grande ABC, localizado no bairro Paraíso, em Santo André.
Para Santo André
João Avamileno, o prefeito de Santo André, falou ao Mundo Lusíada da boa relação com a comunidade portuguesa local. “Todo dia 08 de abril, todos os anos, nós nos juntamos, fazemos a homenagem a João Ramalho, parabenizamos Santo André e tomamos um café juntos. Hoje, uma coisa a mais, vou ter o prazer de almoçar junto com a comunidade portuguesa”.
Para o prefeito, a homenagem relembra os feitos dos portugueses na construção da nação. “Santo André completa 453 anos, foi fundado e desbravado por um português, João Ramalho. Logicamente os portugueses, não só em Santo André mas no Brasil todo, ajudaram a construir esta nação, depois com outras comunidades que vieram ao Brasil”.
Para a comunidade
Ao Mundo Lusíada, o presidente do Clube de Portugal, André Magalhães, defendeu tamanha importância da fundação da cidade a partir de um português. “O aniversário da cidade de Santo André é muito importante para a comunidade portuguesa e luso-brasileira da região porque, como ela foi fundada por um português que aqui chegou e desbravou estas terras, essa homenagem mostra a força do povo português, do seu trabalho, da sua luta para criar um novo país. Essa cidade, a região toda, se desenvolveu graças a João Ramalho”, observou.
Para Magalhães é importante que a tradição da homenagem seja mantida para “não esquecermos o passado”, e relembrar o que o povo português conseguiu trazer ao Brasil. “Manter num país continental a mesma língua, os mesmos costumes, e um país que luta pela paz, não é um país que quer guerrear, mas que pensa sempre na paz, isto está no espírito português”.