Da Redação
No estado do Paraná, o prefeito de Londrina Marcelo Belinati recebeu, na manhã desta quinta-feira (16) em seu gabinete, o cônsul honorário de Portugal em Londrina, António Lourenço, e o vice-cônsul de Portugal em Curitiba, André Sopas de Melo Bandeira. A visita foi acompanhada, ainda, pelo chefe de Gabinete, José Otávio Sancho Ereno, e o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta.
O prefeito agradeceu a presença dos cônsules e disse que é uma honra recebê-los em seu gabinete. “As cidades de Londrina e Guimarães, em Portugal, são cidades-irmãs, e este estreitamento de laços visa, cada vez mais, aproximar as nossas cidades e países. Isso é importante para a troca de experiências culturais, educacionais e econômicas. Foi uma visita produtiva e ficamos de agendar outras”, contou.
O cônsul honorário de Portugal em Londrina, António Lourenço, disse que a vista ao prefeito Marcelo foi muito importante, pois o cônsul André Bandeira veio de Curitiba e fez questão de conhecer o prefeito e trocar ideias.
“O que nós ouvimos foi muito fértil e importante para nós que trabalhamos no Consulado de Londrina. Nós estamos muito contentes com o trabalho que a Prefeitura tem feito em Londrina e não poderíamos deixar passar esta oportunidade de estar aqui, juntando o Brasil e Portugal através do cônsul e do prefeito de Londrina”, apontou.
Londrina e a cidade portuguesa de Guimarães, que o prefeito citou, são coirmãs desde 1987. Desde então, vêm estabelecendo intercâmbios culturais e convênios de parcerias. Em junho do ano passado, por exemplo, as cidades assinaram um Protocolo de Intenções que visa estabelecer programas de cooperação acadêmica, científica e técnica, para possibilitar condições de acordos entre empresas brasileiras e portuguesas, incentivando o desenvolvimento de pesquisas e o intercâmbio de informações nessas duas regiões.