Da Redação
Com Lusa
O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) anunciou que abrem este mês as candidaturas para duas novas pós-graduações na área da gestão do patrimônio imobiliário para responder às atuais necessidades do mercado.
O regime de reabilitação urbana, a implementação do ‘golden visa’, a nova lei do arrendamento urbano e o regime de execução e reabilitação urbana, são os fatores legislativos que deram o mote para a criação de duas novas pós-graduações na área da gestão do patrimônio imobiliário no Porto, disse à Lusa, em entrevista, António Abreu, diretor dos dois novos cursos.
“Com o novo quadro legislativo foi possível renascer a área [do mercado imobiliário]. Passou a existir um espaço para que a área do imobiliário esteja novamente em franco crescimento”, sustenta António Abreu, referindo que as candidaturas arrancam no próximo dia 29 de agosto e que as aulas têm início marcado para outubro num regime pós-laboral.
Gestão do Património Imobiliário (ramo público) e Gestão do Património Imobiliário (ramo privado) são os nomes das duas novas pós-graduações do ISCAP que são direcionadas para profissionais de áreas tão diversas como Direito, Gestão, Economia, Arquitetura e ou Imobiliário.
Segundo António Abreu, há um total de 50 vagas para as duas pós-graduações, que têm uma parceria com a Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) e apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), porque o setor do turismo “tem uma palavra a dizer” nas duas novas pós-graduações, referiu o docente.
“O ISCAP desenhou estes dois cursos, com duas vertentes específicas — o ramo público e o ramo privado -, com uma forte componente prática. Os docentes estão todos ligados à área, o que faz com que os alunos tenham oportunidade de absorver conhecimentos diretos sobre a aplicação da teoria, absorvendo um conjunto alargado de competências que os tornam uma mais-valia para as empresas”, explica António Abreu, acrescentando que o valor de cada pós-graduação ronda os 1.800 euros.
Para o presidente do TPNP, Melchior Moreira, a sensibilidade que o ensino superior mostra para a gestão do patrimônio imobiliário “deixa-nos satisfeitos”.
“A iniciativa do ISCAP revela que o ensino está atento às necessidades do mercado, por isso só nos podemos congratular por isso. Temos assistido a um enorme investimento na reabilitação urbana, por parte das entidades públicas e privadas, o que é um complemento fundamental para a vitalidade e rejuvenescimento das cidades nomeadamente no que diz respeito ao Turismo, principalmente nesta altura em que se registam importantes números no crescimento de visitantes ao Porto e Norte do país”, disse, em declarações à Lusa.
Melchior Moreira recordou, recentemente, que o Norte registou entre janeiro e maio deste ano mais de 1,1 milhão de dormidas de portugueses, o que significa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2015, e de mais 16% de dormidas de estrangeiros, num total de mais de 732,7 mil dormidas em relação a 2015, o que representa também um aumento de 10% em relação à média nacional.
Dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na terça-feira transata indicam que o turismo continua a aumentar em Portugal e que os maiores aumentos nas dormidas foram observados no Norte, com um aumento de 15,1%.
A nível nacional, este primeiro semestre registou um número de turistas superior a 8,5 milhões, tendo o mês de junho sido o melhor desde que há dados.
As duas novas pós-graduações serão lecionadas em regime pós-laboral, à sexta-feira, das 19:00 às 23:00) e ao sábado entre as 9:00 às 13:00.