Mundo Lusíada
Um movimento na internet criou uma proposta para ser apresentada à Câmara Municipal de Lisboa. Ela sugere que a capital lisboeta institua o Dia Oficial de Amália Rodrigues. Os propositores estão recolhendo assinaturas que apoiem a proposta, a qual deverá ser entregue no Pelouro da Cultura.
Na carta endereçada ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Vereador do Pelouro da Cultura, Antonio Costa, os propositores Filipe Correia, Valeria Mendez, Leonilde Henriques, e Sérgio Postiga sugerem a inclusão no calendário cultural da Câmara um Dia Oficial de Amália Rodrigues, a exemplo da iniciativa da homônima de Toronto, Canadá, que instituiu, desde 1986, o dia 6 de Outubro, como o “Official Amália Rodrigues Day”, celebrando desde esse ano, a artista portuguesa, como uma das grandes cantoras do século XX, a nível mundial.
“Vários países de civilizações díspares, têm vindo desde os anos 50, a prestar tributo à mulher portuguesa mais célebre de todos os tempos, desde as várias condecorações do Ministério da Cultura francês, à Ordem de ‘Isabel, A Católica” de Espanha, passando pela “Ordem dos Cedros”, do governo do Líbano, a maior condecoração do mundo árabe. Amália Rodrigues, constitui, desde sempre, interesse cultural reconhecido, e é retratada mundialmente como a figura primordial do Fado e do Cancioneiro Popular Português, e sendo uma ‘filha’ de Lisboa, caberá à Câmara Municipal da capital de Portugal, o óbice de preservar a sua memória artística e cultural” divulga a organização, sugerindo que nada melhor para o efeito que a instituição do “Dia Oficial de Amália Rodrigues”.
Eles pedem que além da data que deve ser determinada, e sessão solene do Pelouro da Cultura, seria interessante a motivação pedagógica em estabelecimentos de ensino, entre trabalhos interdisciplinares, exposições sobre a carreira de Amália, eventos de poesia, concursos juvenis de Artes Plásticas, tendo como mote, a figura e personalidade de Amália Rodrigues.
Segundo eles em carta endereçada à Câmara de Lisboa, Amália Rodrigues abrange diversas áreas da Cultura: o Fado, as Marchas Populares de Lisboa, o Folclore Português, a Poesia Erudita Portuguesa, o Cancioneiro Mediaval Português, a arte do Canto e da Interpretação, a Musica, numa oportunidade de homenagear “a sua munícipe mais famosa a nível mundial”.
A iniciativa pretende “enriquecer o calendário cultural da edilidade, provando que afinal, a Cultura, pode e deve sempre, saber ‘subir ao Povo’, conforme Pedro Homem de Mello, um dia referiu”.
A organização sugeriu que o “Dia Oficial de Amália Rodrigues” fosse 1 de Julho, o dia que Amália escolheu para celebrar o seu aniversário, dado que o dia 23 foi apenas o dia em que ela foi registrada, desconhecendo-se o dia exato do seu nascimento.
Confira o evento divulgado pela rede social Facebook no link: https://www.facebook.com/events/575608122450593/.